Como temperar a papinha do bebê de forma correta e nutritiva

Como temperar a papinha do bebê de forma correta e nutritiva

Lembro que quando eu fui iniciar a introdução alimentar das minhas filhas gêmeas. Uma das dúvidas que mais tive foi Como Temperar a Papinha do Bebê.

Como mãe de primeira viagem, não tinha ideia de como era diferente a forma de fazer a refeição dos bebês, em relação à comida dos adultos.

Com o tempo eu fui pegando o jeitinho. Então, consegui fazer deliciosas papinhas nutritivas e saborosas para elas.

Se você também deseja saber quais são os ingredientes liberados para fazer a papinha, sem prejudicar a saúde do seu filho. Leia este artigo.

Leia também

Será que pode colocar sal na comida do bebê

Sal demais nunca é bom. Hoje sabemos que esse ingrediente presente em nossos pratos é o maior vilão de doenças como por exemplo, o aumento da pressão arterial.

Se ele faz mal para nós adultos, imagina o que não pode fazer no organismo tão frágil do seu bebê?

Muitas mães sabem que não pode colocar sal na papinha do bebê, e até seguem essa recomendação. Mas, quando experimentam a comida, acabam achando sem graça. 

Os adultos já têm o paladar formado, e é claro que não vão gostar da comida assim. Mas, os bebês ainda estão iniciando o processo. Portanto, vão aprender exatamente o que os pais ensinarem para eles.

Então, procure evitar o sal pelo menos até que o organismo do seu bebê, esteja preparado para isso. De acordo com a recomendação do Ministério do Público até pode usar, mas bem pouco.

Já a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), recomenda evitar enquanto o bebê estiver na fase das papinhas.

porque não pode por sal na papinha do bebê

Como temperar a papinha do bebê (temperos liberados)

Bom, foi esclarecido anteriormente sobre como temperar a papinha do bebê evitando o sal. Mas, é claro que o seu filho também merece comer uma comida saborosa, não é mesmo?

Para isso, basta preparar a papinha usando os ingredientes que já usamos no dia a dia em nossas refeições.

Os ingredientes mais usados são:

  • Alho
  • Cebola
  • Salsinha
  • Salsão
  • Cebolinha
  • Coentro
  • Manjericão

Além de deixar a papinha de bebê muito gostosa e nutritiva. Ainda possuem vitaminas que por sinal ajudam na imunidade da criança.

Procure refogar o alho e a cebola no inicio do preparo da papinha. No caso das ervas, o ideal é colocar quando a comida estiver quase pronta. Pois, se você colocar no começo, elas podem perder o sabor devido ao calor do cozimento.

Você pode fazer sua própria horta

Já que o assunto aqui é sobre a saúde do bebê, nada mais saudável que usar ingredientes orgânicos. Para isso, você pode ter uma pequena horta em casa. Foi o que fizemos, logo que as meninas começaram a introdução alimentar.

Para fazer uma “hortinha”, não é necessário um espaço muito grande. A salsinha e a cebolinha por exemplo, dá para cultivar dentro de pequenos vasos. Fica a dica!

Pode colocar sazon na papinha do bebê

Definitivamente não!

Assim como não podemos dar alimentos do tipo embutidos para bebês (linguiça, salsicha, congelados, macarrão instantâneo), temperos do tipo sazon e caldo de galinha em tabletes, são proibidos na papinha. Pois, eles são ricos em sódio e podem sobrecarregar os rins dos bebês.

Qual óleo usar na papinha do bebê

Devemos lembrar que o tipo de óleo é muito importante para a papinha.

Os recomendados são óleo de coco e o azeite extra virgem (acidez menor que 0,5%). Ainda assim, a fritura dos temperos devem ser feita com o óleo de coco, pois, o azeite também se transforma em gordura ruim se chegar em ponto de fervura.

Portanto, o ideal é que ele seja usado apenas para um toque final, depois que a papinha já estiver pronta.

Os óleos comuns usados ​​na cozinha no dia a dia, são extremamente prejudiciais aos pequenos. Pois, eles passam por um longo processo de industrialização em sua fabricação e possuem gordura trans.

Quando o bebê poderá comer a mesma refeição da família

Leva um tempo para que as crianças possam comer tudo o que os adultos comem. Mas, a partir do 9º mês de vida, já podemos incentivar os bebês a comerem as refeições básicas da família.

Quando isso acontece, a sugestão dos especialistas é que a comida dos adultos também seja moderada no sal. Dessa forma, a saúde do seu filho e de toda a sua família agradecem.

Gostou? Compartilhe.

Deixe Seu Comentário

Tags: |