Enxoval de gêmeos: 8 itens úteis mas sem extrema necessidade

Enxoval de gêmeos: 8 itens úteis mas sem extrema necessidade

Para muitas gestantes, montar um enxoval de gêmeos dá um pouco de trabalho. Não que comprar as roupinhas dos bebês seja muito complicado. Pelo contrário, tem coisa mais gostosa que fazer isso?

O problema é que as lojas estão ai repletas de produtos que prometem fazer mil e uma coisas e acessórios que nossas mães e avós nem sonhavam que um dia poderiam existir. E quando se trata de 2 bebês, o enxoval acaba ficando um pouco mais caro. E então…começamos a refletir se realmente devemos comprar determinados itens. 

Num outro artigo aqui do blog, eu disponibilizei uma lista de enxoval de gêmeos, e nela você encontrará todos os itens necessários para montar o seu enxoval, desde as roupinhas até os produtos de banho, passeio e alimentação. A lista é extensa confesso…mas não é para menos, são 2 bebês. E nesse caso, não só é tudo em dobro como também acrescenta alguns itens que geralmente não aparecem na lista de compras de 1 bebê só. A maioria dos itens realmente precisam ser comprados. Entretanto, alguns eu deixei como opcional, pois, são itens que não são de extrema necessidade. Para acessar a lista clique aqui.

Algumas mamães olharam a lista e me perguntaram se mesmo sendo opcional, faria alguma falta se elas não comprassem. E o mesmo que eu disse a elas vou dizer agora para você:

– Se for pra gente comprar tudo que vemos por ai, especialmente os itens das listas que encontramos em lojas de produtos para bebê, nós vamos a falência rs. Por outro lado, mesmo que esses itens sejam opcionais, não há como negar que alguns deles são sim muito úteis. Porém, é necessário uma auto avaliação pra entender porque esse produto seria útil para você.

E para ajudar você nessa tarefa, hoje vou falar um pouco sobre os 8 produtos que as gestantes mais ficam em dúvida se devem incluir ou na hora de montar o enxoval de gêmeos.

Preparada?

Leia também:

1) Termômetro de banheira 

Saber a temperatura ideal da água antes de dar banho nos bebês, não tem nem o que discutir né? Tem sim que ter muita atenção. Afinal, recém-nascidos são muito sensíveis e se a água do banho não estiver na temperatura certa, eles podem passar frio ou até mesmo sofrer queimaduras no caso da água estar muito quente. Ter um termômetro de banheira, sem dúvida alguma facilita muito. Basta colocar na água e depois de um tempo ele indicará a temperatura, o ideal é que esteja entre 36º a 37º no máximo.

No entanto, aquela velha forma de provar a água com o seu antebraço, usada nos tempos da vovó e até mesmo da sua mãe ainda é muito usada. E era exatamente assim que eu testava a temperatura do banho das minhas gêmeas. Por esse motivo, um termômetro de banheira nunca me fez falta.

Decidir se você deve ou não incluir esse item no seu enxoval de gêmeos, vai depender exclusivamente de você. Se você tem segurança para testar a temperatura da água com seu braço, beleza! Mas se não tem, é só adquirir um termômetro de banheira.

itens sem necessidade no enxoval de gêmeos

2) Apoio para banheira (assentos, redinhas, espumas)

Como o próprio nome diz, serve para apoiar o bebê na hora do banho. No inicio, muitas mães especialmente as de primeira viagem tem muito “medo” de dar banho e o apoio de banheira existe para ajudar. 

No entanto, muitas mães não se adaptam a esse objeto e preferem dar banho como antigamente: apenas segurando o bebê com o braço.

Eu usei o modelo de redinha, (paguei 25,00 reais na época) e olha vou te dizer, eu simplesmente amaaaava. As meninas ficavam deitadas sobre a rede e eu apoiava a cabeça delas em meu braço. Na minha opinião, elas relaxavam muito na hora do banho e pra mim era bem mais confortável, pois, evitava dores nas costas. Usei até acabar e quando rasgou elas já estavam sentando, dai não precisei comprar outra.

Caso decida comprar, verifique se o apoio é:

  • Confortável para o bebê
  • Seguro
  • Fácil de secar

Lembrando, que mesmo sendo um enxoval de gêmeos você poderá comprar 1 só. Pois, é bem difícil uma mãe de gêmeos conseguir dar banho nos 2 bebês ao mesmo tempo.

itens uteis mas não obrigatórios no enxoval de gêmeos

3) Babá eletrônica

É um item que já pesa um pouco no orçamento. Ela é útil? Sem dúvida alguma. Mas pense por um instante:

A sua casa é grande o suficiente para você não ouvir o choro dos seus bebês? Eles vão dormir com você, ou você pretende dormir no quarto deles? Você terá ajudante, babá..?

Pois é, eu sempre estava junto com as minhas filhas quando elas eram bebês. Quando não estava amamentando na sala, estava no quarto, e a noite lá estava eu amamentando de novo. Eu não consigo me lembrar de um momento que eu não consegui ouvir o choro delas. No meu caso, achei totalmente desnecessário esse item e nunca me fez falta.

Entretanto, essa era eu e a minha casa.

Muitos especialistas acreditam que a babá eletrônica pode mais atrapalhar os pais do que ajudar. Pois, qualquer barulhinho ouvido no aparelho, pode chegar parecer um barulhão, o que acaba assustando muito.

No entanto, eu acredito que em muitos casos, vale a pena sim pensar em obter esse item. Por exemplo: quando a casa é bem grande e você terá que fazer tudo praticamente sozinha. E é justamente na hora da soneca dos bebês, que conseguimos fazer alguma coisa. Caso você tenha um babá eletrônica perto deles, poderá ser de grande ajuda. Por outro lado, se não conseguir comprar esse produto, você conseguirá cuidar dos seus bebês do mesmo jeito.

Então peço que você analise cuidadosamente em quais momentos você estará longe dos bebês a ponto de precisar da babá eletrônica, ok?

 

Babá eletrônica

4) Móbile de berço

Eles são lindos, e a maioria dos bebês brincam com eles como se fossem um amiguinho. A grande maioria das mães compram eles, especialmente pelo fato de serem musicais. Em relação aos modelos:

  • Tem aqueles com bichinhos de pelúcia, que além de “fofos”, são muito macios. E caso venham a cair no berço, não machucará os bebês.
  • E tem aqueles com musiquinhas super gostosas de ouvir. O problema é que esses geralmente são muito duros e podem machucar os bebês caso caiam algum dia. Além disso, você tem que ficar dando corda ou comprar pilhas quando as outras acabarem. Na maioria das vezes esses móbiles vem com apenas 1 musiquinha.

Eu tive dos musicais, comprei na internet e paguei R$ 75,00 reais cada um. Dai certo dia, percebi que poderia usar o Youtube no meu celular, e podia escolher entre as milhares musicas que ter por lá. E os móbiles acabaram ficando apenas de enfeite mesmo.

Portanto, se você está no grupo das mães que não abrem mão do quartinho super “decorado”, vale a pena sim ter um desses. Mas, se eu tivesse outro filho, provavelmente compraria apenas os que tem bichinhos de pelúcia. 

Quanto as musiquinhas, com certeza faria uso do Youtube outra vez. 

móbile de berço

5) Esterilizador de mamadeira

Talvez esterilizar mamadeiras, seja um termo novo para você. No entanto, esterilizar os objetos dos bebês já vem lá dos nossos antepassados. Bebês sempre foram e continuam sendo muito sensíveis, principalmente no 1º ano de vida que a imunidade deles é quase zero. Por conta disso, com o intuito de ajudar as mamães nessa tarefa diária, foi desenvolvido o esterilizador de mamadeiras. Que aliás, serve também para chupetas, copos e pratinhos.

De todos os relatos que li sobre esse produto, a maioria das acharam que mais atrapalhou do que ajudou, e algumas elogiaram no quesito economia do gás. Segundo elas, é preferível pagar um pouquinho a mais na energia elétrica, do que gastar o gás da cozinha.

Adivinha como eu esterilizava os objetos das minhas filhas rs? Se você apostou no modo ferver água no fogão acertou!

Eu aprendi isso com a minha mãe. E pra eu ferver a água e jogar em cima dos objetos dentro de um pote era muito mais rápido. Outras mães, também fazem essa tarefa usando um pote próprio para microondas.

Caso você decida não comprar esse produto, seja qual for o motivo. Você pode fazer tranquilamente da forma que eu fiz e muitas mulheres ainda fazem ok?

esterilizador de mamadeiras

6) Poltrona de amamentação

Esse foi um item que eu realmente pensava em comprar. Ai comecei minhas pesquisas, e o que mais eu ouvia falar das mamães era: “Usei poucas vezes, pois não ficava todo tempo no quarto”, ou  “Nem usei porque não consegui amamentar…”

Então decidi não comprar.

Desde que as meninas nasceram, eu passei a dormir no quarto delas, e como eu tinha comprado a cama de babá (bicama), eu dormia e amamentava nela. Só que era um pouco desconfortável o encosto dela. E eu até cheguei a sentir falta de uma poltrona, mas só no momento que eu estava ali no quarto, fora isso eu sempre estava na sala. Pelo relato da maioria das mães que tiveram, usa apenas na fase da amamentação mesmo, depois ela acaba ficando sem muito utilidade. 

Pensando em comprar uma? Então, avalie se ela acomodará bem você e seus bebês, e se o preço dela for um obstáculo para você. Existem mães que usaram pouquíssimas vezes e vendem pela metade do preço ou até menos. Geralmente elas anunciam nos classificados das redes sociais.

Tem o modelo normal e o modelo com balanço, e ambos podem vir com puff ou sem puff.

Pra mim a bicama compensou muito mais, e mesmo depois de 4 anos ela ainda tem utilidade, conforme falarei abaixo.


poltrona de amamentação

7) Bicama

Esse é um dos itens que geralmente faz parte do enxoval de gêmeos. Isso porquê quando se trata de um bebê só, a grande maioria das mães leva o recém-nascido para o seu quarto nos primeiros meses. Mas, quando se trata de gêmeos, isso se torna um pouco mais difícil.

Como eu disse anteriormente, eu tive bicama. Eu já sabia que ficaria no quarto com as meninas. Por isso, inclui ela rapidinho na minha lista de enxoval de gêmeos. Só que não custou tão barato: a bicama, o colchão, o edredom e jogo de lençol, custaram quase R$ 1000,00 reais. Foi util? com certeza. E no 2º ano de vida,  uma das minhas filhas começou usar ela como caminha e ela simplesmente adora!

Então se você tem condições, e quer deixar o quarto dos bebês mais bonito, a bicama além de decorar, vale muito a pena, pois você poderá dormir e amamentar nela. Por outro lado, se você tiver com o $$$ contado, qualquer outra cama ou até mesmo um colchão pode atender as suas necessidades.

cama de baba no enxoval de gêmeos

8) Kit berço

Eles são simplesmente lindos e tem para todos os tipos de gostos. Geralmente cada kit possui:

  • Travesseiros
  • Cabeceiras
  • Edredom
  • Lençol de cima
  • Lençol de elástico
  • Protetores
  • Rolinhos
  • Mosqueteiro
  • Bando decorativo

Tem kit que tem mais peças do que outros, e uns vem até com móbile. Na minha opinião vale muito a pena adquirir esse produto, pois são completos.

Caso decida incluir o kit berço no seu enxoval de gêmeos, dê preferência aos fabricados em 100% algodão, pois esses são antialérgicos. Existem muitas opções tanto na internet, como também nas lojas físicas, e dependendo do lugar, você consegue o mesmo modelo para os 2 berços, bicama e também para a cortina.

Lembrando, que você também pode comprar as peças mais usadas avulsas.

 

kit berço

 

Resumindo

A indústria infantil cresceu muito nos últimos anos. Hoje existem soluções para praticamente todas as dificuldades que uma mãe possa ter.

No entanto, é preciso analisar com cautela se é necessário comprar tudo que as lojas oferecem. O investimento de um enxoval de bebê com todos os itens disponíveis do mercado não custa barato. Se tratando de um enxoval de gêmeos, tanto os itens como o custo costumam ser o dobro.

Sabendo que bebês crescem numa velocidade que muitas vezes chega nos assustar. É preciso respirar fundo e analisar o custo x beneficio de cada produto.

E mesmo que um item esteja numa lista como opcional, é preciso verificar sua verdadeira necessidade (pode ser útil para mim, mas nem tanto pra você).

A maioria dos utensílios comprados num enxoval de bebê, será usado somente no 1º ano de vida. E muitas coisas dá sim para reaproveitar futuramente, eu sei disso por experiência própria. Mas, na maioria dos casos, aquilo que doeu em seu bolso, o máximo que você poderá fazer é vender por menos da metade  do valor que custou. Outra opção seria doar para uma futura mamãe (e é claro que essa é uma atitude que não tem preço).

Créditos da imagem em destaque: Bebê Foto Criado Por Freepik.com

Mamãe, Faça Parte do Nosso Grupo no Facebook e Receba Descontos e Cupons Exclusivos em Produtos do Enxoval de Bebê!

Deixe seu comentário

Tags: |