Grávida de gêmeos? saiba exatamente o que esperar dessa gestação!

Grávida de gêmeos? saiba exatamente o que esperar dessa gestação!

Muitas mulheres, quando decidiram recorrer a tratamentos contra infertilidade, ou técnicas de reprodução assistida, como por exemplo a FIV (Fertilização In Vitro), já sabiam do risco de uma gravidez gemelar. Mas, saber de repente que está Grávida de Gêmeos de forma natural, com certeza pode gerar muitos sentimentos como medo, desespero e emoção tudo ao mesmo tempo.

Afinal, a chance disso acontecer é muito pequena, especialmente quando se trata de gêmeos idênticos.

A gravidez gemelar, é bem mais delicada que a gestação unica, e vai exigir uma atenção maior da sua parte e principalmente do seu médico. Por esse motivo, as suas idas às consultas do pré-natal serão bem mais frequentes, assim como a realização de ultrassons.

Independente da forma que você tenha engravidado, essa gestação apresenta fatores muito importantes. E sem dúvida alguma, você precisa conhecer. Se informar com certeza é o melhor caminho.

Leia também:

Sintomas de gravidez de gêmeos

Os sintomas dessa gestação, costumam ser bem mais intensos que a gravidez de 1 bebê só. Quando uma mulher engravida, ela concentra um maior aumento do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) em seu corpo. No entanto, quando se trata da gravidez de gêmeos, a concentração desse hormônio é duplamente maior, o que de fato acaba contribuindo para que a gestante tenha mais náuseas e enjoos. Geralmente, esse sintoma ocorre com mais frequência na primeira quinzena da gestação. Mas, dependendo da mulher, pode durar muito mais tempo.

Outros sintomas também muito comuns nessa gravidez são: sono, dor na região do abdômen, muita sede, cansaço, enxaqueca, inchaço por todo o corpo, dor na lombar, dor nas costas, azia, infecção de urina e aumento de peso.

No entanto, não podemos considerar isso como regra. Pois, todos esses sintomas podem variar de grávida para grávida. Embora, tenha mulher que os enjoos aconteçam muito antes da descoberta da gravidez gemelar. Outras começam a ter sintomas mais significativos, somente no 2º semestre da gestação.

No 3º trimestre, os sintomas costumam ficar mais frequentes e bem mais fortes. Pois, nessa fase os bebês ganham mais peso, e crescem mais rápido. Consequentemente, os órgãos da mulher acabam ficando “espremidos” na barriga, causando dor nas costas e muitas vezes dor na “boca do estômago”. E achar uma posição para dormir, ficará cada vez mais difícil, devido ao peso da barriga.  

Na fase final da gravidez, a gestante já passa a ficar mais cansada e com muita fadiga, e muitas vezes, por ordem médica o repouso é necessário.

Talvez, você consiga ter uma gravidez sem muitas ocorrências. De qualquer forma, é importante estar informada, caso você venha a passar por isso.

grávida com enjoo
Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com

Riscos que corre uma grávida de gêmeos

Toda gravidez apresenta riscos, mas se tratando da gravidez de gêmeos, os riscos são em dobro e é fundamental que você conheça mais sobre eles. Com isso, você estará mais preparada pra qualquer indicio de complicação.

Quando um bebê nasce antes de completar a 37ª semana, ele é considerado prematuro. E a prematuridade, traz consequências negativas tanto para mãe, como também para o bebê. Hoje as pesquisas já mostram com muita propriedade, que a prematuridade é muito presente na gestação gemelar. Para você ter uma ideia, metade dos gêmeos que nascem, são prematuros. Porém, nem sempre é o caso de precisarem ficar internados numa UTI Neonatal.

Doenças como: anemia, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e depressão pós-parto tem 3x mais chances de acontecer do que numa gestação única. E infelizmente essas doenças, como outras complicações, podem contribuir para o parto prematuro.

Outro fator existente na vida da grávida de gêmeos, é o risco de não desenvolver um dos fetos. Mas, apesar da frustração e tristeza que ficará pela perda de um bebê. É totalmente possível, que o feto que ficou se desenvolva normalmente.

Caso você tenha sintomas acima do normal, como por exemplo: ganho de peso repentino, febre, pressão arterial elevada (acima de 140/90 mmHg), inchaço excessivo nas mãos, pés, pálpebras, diarreia, dor na lombar ou dor no estômago. É de suma importância, que você comunique imediatamente o seu médico.

riscos da gravidez de gêmeos
Pessoas foto criado por bearfotos – br.freepik.com

A grávida de gêmeos e as mudanças em seu corpo

A principal mudança que se pode esperar, é em relação ao tamanho da barriga. É muito normal acreditar, que estando grávida de gêmeos, você vai ter uma barriga grande desde o início. Mas isso, nem sempre é verdade. Pois, tudo vai depender de como era o seu corpo antes da gravidez, e também do seu biotipo.

A “barriguinha da gravidez”, começa aparecer lá por volta das 12ª semana, e muitas vezes, ela é bem menor que da gestante de um bebê só. O tamanho dos bebés, também contribui para o tamanho da barriga. Lembrando, que a quantidade de peso que se ganha na gestação, é fator determinante para as mudanças em seu corpo. Falarei disso, ainda nesse artigo.

Em relação a estética, uma das maiores preocupações de toda mulher grávida, é saber se ela terá estrias ou não. Infelizmente não tem muito como prever isso. Mas, se tratando de uma gravidez gemelar, é muito normal que isso aconteça, principalmente no final da gestação. Pois é nessa fase, que a barriga “estica muito”. Portanto, procure cuidar do seu corpo desde o inicio, passando cremes específicos nas regiões que geralmente são mais afetadas, como: seios, barriga, quadril e coxas.

Devido ao aumento dos hormônios, outro fator muito comum nessa gestação, é a mudança de humor. Em determinados dias, você poderá estar feliz com os preparativos para a chegada dos bebês, e em outros dias, poderá estar bem mais emotiva.

mudanças no corpo da gestante

Quando é possível saber o sexo dos bebês

A descoberta do sexo, é um pouco mais demorada. Alguns médicos se arriscam a dar um palpite lá pelas 11ª semana, mas a certeza mesmo, vem depois da 16ª semana da gestação.

Na gravidez de gêmeos univitelinos (mono-mono e mono-di), assim que descobre o sexo do primeiro bebê, já se sabe também do segundo. Afinal, eles são idênticos. Já no caso dos bivitelinos (di-di), é preciso descobrir o sexo de cada um dos bebês. De qualquer forma, fique tranquila, provavelmente na metade da gestação você já saberá o sexo deles.

quando descobrir o sexo dos gêmeos

Leia também: Tipos de Gestação Gemelar: Mono-Mono, Mono-Di e Di-Di

Cardápio da grávida de gêmeos

Existe uma correlação de ganho de peso, com a gravidez gemelar. Mas vou dizer a você, exatamente o que a minha médica me disse na época da minha gestação:

“Não é porque você está gravida de gêmeos que vai precisar comer por 3”.

De fato isso é verdade. Pois, a necessidade no aumento de calorias realmente existe. Mas nada de anormal, o recomendado é de umas 300 calorias a mais na dieta.

O normal, é que numa gravidez única a mulher ganhe em média de 9 a 12 kg. Enquanto a grávida de gêmeos, de 15 a 20 kg em toda sua gestação.

Mas, como eu já disse anteriormente. Os sintomas vão variar de mulher pra mulher, e isso vale também para o apetite. E agora que você já sabe que essa gestação é de riscos. O ideal é que você tenha uma dieta bastante saudável.

Comer muitas verduras como espinafre e couve, é fundamental, pois, elas são ricas em ferro e ácido fólico. Além disso, essas vitaminas contribuem para a prevenção de anemia. Os legumes além de serem  saudáveis, são compostos de muita água, o que de fato ajuda a inibir a fome. E sempre que possível coma frutas. Especialmente a banana, que por ser rica em potássio, ajuda a evitar as temidas câimbras da gravidez.

Procure evitar doces e refrigerantes. Pois, eles contribuem bastante para o desenvolvimento de diabetes gestacional.

Consuma sal com moderação, e beba bastante líquido como água e sucos naturais. Lembrando, que fazer uso de álcool e cigarro, é provado que desencadeia inúmeros problemas no feto. E é claro, comer sempre que tiver fome, mas de forma correta. 

Algumas grávidas costumam comer também de madrugada, no entanto, nesse horário nosso metabolismo fica mais lento. E consequentemente, isso acaba favorecendo no ganho de peso excessivo.

alimentação na gravidez
Alimento foto criado por onlyyouqj – br.freepik.com

Exercícios físicos na gravidez de gêmeos

Um dos exercícios mais recomendados na gravidez gemelar, é a caminhada e hidroginástica. Além de serem mais leves, eles ativam a circulação, evitam inchaço, melhoram a disposição e contribuem para o ganho de peso estável.

Mas antes de iniciar qualquer atividade, especialmente no seu caso que carrega 2 bebês na barriga, é fundamental conversar com o seu médico. Com certeza, ele poderá te orientar, sobre qual exercício fazer de acordo com as suas condições.

grávida fazendo exercicio

Comece a pensar no parto

Pensar como será o parto, é muito comum assim que se descobre uma gravidez. É bom você saber desde já, que cesarianas prevalecem em parto de gêmeos, (podendo ser escolha da gestante ou necessidade mesmo). Mas, é claro que o parto normal também é possível.

Esteja preparada para um possível parto prematuro, e ciente que seus bebês, podem precisar ficar internados por alguns dias. Sei que esse esse assunto assusta um pouco. Mas de fato, a prematuridade é uma realidade em nascimento de gêmeos. 

Procure não carregar peso, e repouse sempre que possível. Numa gravidez de gêmeos, todo cuidado é pouco. Ainda assim, não existe uma forma comprovada, de prevenir a prematuridade.

Como esse assunto é bem extenso, sugiro que você leia o artigo que fala sobre os tipos de parto de gêmeos aqui do blog que fala tudo sobre o parto normal e cesárea em gravidez gemelar.

Considere um curso de gestante

Um curso de gestante é muito indicado, especialmente se você for mãe de 1ª viagem. Ele não só dá uma visão para os pais sobre o que é a maternidade, como também prepara para diversos pontos nos cuidados com os bebês. 

Existem diversos cursos pela internet (pagos e gratuitos), e geralmente na maioria das cidades é possível encontrar cursos presenciais. Vale a pena se informar.

curso para gestante

Conclusão

A intenção deste artigo, foi trazer a você o máximo de informação possível, sobre como será a sua gravidez de gêmeos. A maioria das mulheres, quando ficam sabendo sobre os riscos dessa gestação, ficam um pouco assustadas. Mas, apesar de ser uma gestação, que requer muito mais cuidados que uma gestação única. Saiba que existem muitas mulheres, que conseguem levar a gravidez sem problemas, e também conseguem ter um parto sem complicações.

O mais importante, é que você saiba da fragilidade dessa gestação, e tome os cuidados necessários, como fazer o pré-natal corretamente, se alimentar bem, beber bastante água, e repousar sempre que possível.

“A maternidade gemelar é composta de desafios, mas a vida de uma mãe de gêmeos, é duplamente de alegria. Aproveite muito a sua gravidez!

Se gostou do artigo, considere compartilhar. Sempre há outras mamães precisando de ajuda!

Tags: |