7 livros de maternidade que toda mãe de 1ª viagem precisa ler!

7 livros de maternidade que toda mãe de 1ª viagem precisa ler!

Livros de Maternidade – Porquê eles são tão importantes durante a gestação?

A resposta para essa pergunta é bem simples, e podemos definir numa só palavra: PREPARAÇÃO.

A gravidez, é o momento mais propício para conhecermos um pouco mais desse universo cheio de expectativas da maternidade. E como muitas mães dizem: só conhecemos a verdadeira maternidade quando chegamos até ela.

Quando o bebê vem pra casa, as mudanças realmente acontecem, e ficamos totalmente perdidas no meio de tantas coisas que antes não existiam. Cuidar de 1 ou mais bebês, exige de nós muita paciência, disciplina, organização e acima de tudo amor.

E não há dúvidas, que os primeiros anos de vida dos pequenos são muito difíceis. E quando somos mães e pais de primeira viagem, não temos muita ideia do que iremos passar.

Apesar de tudo, é possível passar essas fases com um pouco mais de tranquilidade. E ler bons livros sobre maternidade, é um dos melhores caminhos para se informar e saber um pouco mais sobre como será o dia a dia, com nossos babys já em casa.

Para te ajudar nessa caminhada, reuni neste artigo o resumo dos 7 melhores livros de maternidade (inclusive 2 deles são específicos para mães de gêmeos). São obras super indicadas, com inúmeras dicas sobre: gestação, cuidados com o recém-nascido, bebês gêmeos, sono do bebê, introdução alimentar, prematuridade, entre outros.

Assim como eles são recomendados para gestantes, são também grandes aliados para as mulheres que já se tornaram mamães.

Leia Também:

1) A Encantadora de Bebês Resolve Todos os Seus Problemas

Autoras: Tracy Hogg e Melinda Blau 

Tracy Hogg e Melinda Blau
Livros de Maternidade – A Encantadora de Bebês

Não é de hoje que sabemos que as encantadoras de bebês “salvam” a vida dos pais. Especialmente, os de primeira viagem quando se encontram perdidos com a chegada do bebê em casa.

E é por isso, que as autoras ensinam os pais como agir com seus filhos do nascimento até os primeiros anos de vida. 

Considerado um dos melhores livros de maternidade, ele traz soluções para os maiores problemas dos primeiros meses de vida, tais como: as temidas cólicas, dificuldades para dormir, introdução alimentar entre outros desafios enfrentados pelos pais no dia a dia.

Quem já leu, faz questão de indicar devido o grande sucesso que tiveram na resolução de seus problemas. Sem falar que esse livro está em 1º lugar em vendas na maioria das livrarias do país.

Saiba Mais Sobre o Livro Aqui.

2) Gêmeos e Múltiplos: Tudo Que os Pais Precisam Saber

Coeditores: Renata Dejtiar Waksman e Cláudio Schvartsman

obra gêmeos e múltiplos
Livros de Maternidade – Gêmeos e Múltiplos

Muitos homens e mulheres desejam ter filhos gêmeos, a experiência é única, e a ideia de criar mais de um filho ao mesmo tempo é muito tentadora. O que a maioria deles não sabem, é sobre os desafios e as dificuldades que ocorrem tanto na gravidez, como na maternidade gemelar em si.

Essa obra é muito mais que um livro de maternidade, ele é um manual que auxilia os pais em todas as fases da gestação gemelar, e também depois do nascimento.

Traz dicas muito uteis para todas as etapas da vida de uma mãe de gêmeos, como: gestação, rotina, organização, compras, parto, amamentação entre outros.

Se você deseja se preparar para esse universo tão fascinante e ao mesmo tempo desafiador, com certeza vale muito a pena a leitura.

Saiba Mais Sobre o Livro Aqui.

3) O Bebê Prematuro – Tudo Que Os Pais Precisam Saber

Coeditores: Renata Dejtiar WaksmanMaria Fernanda P. S. DornausAlice D’Agostini Deutsch

o bebê prematuro
Livros de Maternidade – O Bebê Prematuro

A gestação é uma fase mágica na vida de uma mulher. No entanto, tudo pode mudar quando seu bebê nasce prematuro. Sentimentos como tristeza, angústia e ansiedade passam a ser presentes no dia a dia de quem enfrenta essa dura realidade.

O risco de prematuridade existe para qualquer bebê. No entanto, esse medo “persegue” ainda mais a gestante gemelar, pois, o risco de parto prematuro é muito maior nesse tipo de gestação.

Quando pais e mães se deparam com esse acontecimento, muitas perguntas cercam sua mente:

Será que é grave? Será que ele vai sobreviver? Quanto tempo ficará na UTI? Será que vai ser uma criança normal? Deverei ter muitos cuidados? Como será sua alimentação quando chegar em casa? Será que ele poderá ser amamentado?…

E para responder a todas essas perguntas, foi desenvolvido esse maravilhoso livro. Que felizmente, contou com a participação de 90 especialistas da área.

Não há dúvidas, que esse é um dos livros de maternidade que mais ajudam as mães e os pais de prematuros.

Saiba Mais Sobre o Livro Aqui.

4) Criando Filhos Gêmeos

Autora: Patrícia Maxwell Malmstrom 

maternidade gemelar
Livros de Maternidade – Criando Filhos Gêmeos

A cada ano que passa, cresce o número de gêmeos e múltiplos no mundo todo. Técnicas, tratamentos e idade avançada da mulher na gravidez, são os grandes responsáveis por gestações gemelares.

Tanto os pais, que antes conheciam apenas as dificuldades da criação de um filho só, como os pais de primeira viagem, podem se sentir totalmente perdidos com a criação de gêmeos. Pois, as dificuldades com certeza são maiores.

Esse surpreendente exemplar, é resultado de mais de 2 décadas de estudos e se tornou um verdadeiro aliado para enfrentar os grandes desafios na criação de filhos gêmeos. Ele reuni dicas para os pais solucionar problemas na escola, relacionamento com os amigos e como saber respeitar a personalidade e individualidade de cada criança.

Com toda a certeza, esse é um dos livros de maternidade mais recomendados para mães e pais de gêmeos, que precisam de muita ajuda nos primeiros anos de vida de seus bebês.

Saiba Mais Sobre o Livro Aqui.

5) O Grande Livro do Bebê

Autora: Thatiane Mahet 

livro de cabeceira para mães de primeira viagem
Livros de Maternidade – O Grande Livro do Bebê

Quando estamos grávidas, um misto de sentimentos invadem nosso corpo e nossa mente. Muitas dúvidas aparecem, e a curiosidade em saber como será nosso bebê nos acompanha dia após dia durante toda a gestação.

Considerado um dos melhores livros de maternidade para ficar na cabeceira, O Grande Livro do Bebê aborda os temas mais comentados da gestação: mudanças no corpo, descoberta do sexo do bebê, desenvolvimento do recém-nascido entre outros temas. Ele ajuda no momentos das maiores dificuldades, presentes nos 2 primeiros anos de vida do bebê.

Para quem deseja esclarecer grandes dúvidas, e se preparar para a chegada do baby. O Grande Livro do Bebê, é uma excelente opção. Ainda mais, quando se é escrito por uma renomada pediatra como Thatiane Mahet, não é mesmo?

Saiba Mais Sobre o Livro Aqui.

6) Grávida e Prática – Um Guia Sem Rodeios Para a Mãe de Primeira Viagem

Autoras: Nívea Salgado e Shirley Hilgert

grávida e prática livro para mães
Livros de Maternidade – Grávida e Prática

Do momento que engravidamos, ao momento que conhecemos a maternidade. Nossa vida muda completamente, e muitas dúvidas, medos, expectativas e alegrias nos acompanham pelo resto de nossas vidas.

Vida de mãe é algo maravilhoso, mas acima de tudo sempre cheia de desafios.

Para ajudar as mães iniciantes, as autoras Nívea Salgado e Shirley Hilgert dos blogs Mil Dicas de Mãe e Macetes de Mãe, se dedicaram a escrever um dos livros para mamães de primeira viagem.

Elas contam as suas experiências, e mostram que dá sim para viver a maternidade de uma forma mais leve e bem mais tranquila.

Juntas, elas auxiliam a mais nova mamãe a descobrir qual o tipo de mãe que ela poderá ser.

E dessa forma, aproveitar muito mais a maternidade, deixando o estresse, o medo e a ansiedade um pouco de lado.

Saiba Mais Sobre o Livro Aqui.

7) A Maternidade e o Encontro Com a Própria Sombra

Autora: Laura Gutman

a maternidade e o encontro com a própria sombra
Livros de Maternidade – A Maternidade e o Encontro com a Própria sombra

Neste livro, a autora e renomada psicoterapeuta Laura Gutman, mergulhou de corpo e alma no ser que é a peça chave da maternidade: à Mulher. Enquanto a maioria dos livros de maternidade prometem dicas valiosas sobre gestação, e os cuidados com o recém-nascido. Esta obra, destaca um dos momentos mais conturbados do pós-parto, o Puerpério.

A gestação é uma passagem que gera infinitas expectativas, mas a maternidade só existe quando realmente passamos pelo parto, e então conhecemos nosso bebê. A partir daí tudo fica diferente. Na fase do puerpério, somos inundadas por um turbilhão de sentimentos e emoções que muitas vezes dominam nossa mente.

Nossas responsabilidades, passam a ser o dobro do que era antes, o tempo fica escasso e às 24 h. do dia são dedicadas especialmente ao bebê.

Confusas, não conseguimos avaliar muito bem o que está acontecendo. O corpo muda, a rotina muda, tudo muda! E o que mais queremos é uma resposta para tudo isso.

A ideia da autora, é fazer com que a mulher entenda o que são esses sentimentos, dando muitas dicas de relacionamento com o seu bebê. E sintetizando também, o papel fundamental que o pai tem nessa nova vida.

Fortalecendo, que se ele participar mais dos deveres domésticos, a mãe terá muito mais tempo pra ela, e para o bebê. O que de fato, contribuiria para a formação de mães mais amorosas, dedicadas e muito menos estressadas.

Recomendo fortemente essa leitura a todas as mães de primeira viagem.

Saiba Mais Sobre o Livro Aqui.

Conclusão

Tudo que é novo em nossas vidas, é necessário preparo para conseguir ótimos resultados.

Na maternidade não é diferente. Estamos acostumadas a um estilo de vida, e a partir do momento que engravidamos, tudo começa a mudar.

Contudo, a transformação ocorre mesmo de verdade, quando ganhamos nossos pequenos.

Com a chegada do bebê, o que mais importa é saber quais cuidados devemos tomar, e ter algumas noções de como lidar com as mais diversas situações. 

Ler bons livros, é o que nos ajuda a ficar mais preparada. Pois, eles servem de socorro na hora do nosso medo, e nos ajuda a vencer a insegurança que tanto nos ronda durante a gestação.

Neste artigo, procurei trazer até você os 7 melhores livros para pais de primeira viagem, e espero que tenha ajudado.

E você mamãe, o que achou desses livros sobre maternidade? 

Créditos da Imagem em Destaque: Pessoas foto criado por freepik – br.freepik.com

Tags: