10 dicas para facilitar a vida das mães de gêmeos no início!

10 dicas para facilitar a vida das mães de gêmeos no início!

Depois de passar por um turbilhão de sintomas e emoções da gravidez gemelar, é hora de começar a pensar na melhor forma de cuidar dos bebês em casa. No entanto, essa nova experiência pode pegar de surpresa a maioria das mães de gêmeos, que não sabem exatamente como lidar com as diversas situações nos primeiros meses de vida dos seus pequenos.

O fato de ter que cuidar de 2 recém-nascidos ao mesmo tempo, pode acabar gerando muito medo e ansiedade. Especialmente se você for mãe de gêmeos de primeira viagem.

Mas…calma mamãe!!!

Apesar das dificuldades e desafios é possível sim se preparar para esse momento…

E para te ajudar a enfrentar os primeiros meses da maternidade com muito mais tranquilidade, reuni neste artigo 10 dicas de ouro que vão deixar o seu dia a dia muito mais fácil.

Leia também:

#1 Ajuda, ajuda e ajuda!

Talvez, a ideia de precisar de ajuda pode te assustar no começo, ainda mais se você é do tipo que faz tudo sozinha. Mas acredite, cuidar de dois bebês é sem dúvida nenhuma, uma das coisas mais difíceis na vida das mães de gêmeos.

Ainda mais no início, que você precisará amamentar muitas vezes no dia, levar no pediatra, e talvez até no hospital. Pois, bebês costumam ficar bem doentinhos nos primeiros meses de vida.

Portanto, aceite todo tipo de ajuda!

Geralmente, mãe, irmã e sogra são fortes candidatas a te ajudar nessa missão.

O ideal é deixar tudo combinado enquanto você ainda está grávida. Dessa forma, você e a pessoa podem se planejar para que tudo ocorra bem, assim que os bebês chegarem em casa.

Mas lembre-se!

A ajuda deve ser voluntária, forçar a barra para que a pessoa fique com você, não costuma funcionar muito bem.

#2 Que tal uma babá

Infelizmente, nem todas as mães de gêmeos podem ou querem contar com a ajuda de algum conhecido.

Então, se estiver no seu alcance, aconselho profundamente que você pense na ideia de contratar uma babá. Pelo menos, você saberá quando poderá contar com essa ajuda, e poderá se programar melhor para os momentos que essa pessoa estiver ausente.

Porém, antes de contratar essa profissional, pesquise bem e peça referências para evitar qualquer tipo de problema para você e sua família. O ideal é que ela já tenha trabalhado com crianças antes.

#3 Se informe sobre a amamentação

O aleitamento materno, é sem dúvida o alimento mais importante e mais nutritivo para o seus bebês. E diferente do que muitas pessoas falam, amamentar gêmeos é possível sim.

Mas se eu disser que é fácil e tranquilo, estarei mentindo pra você!

Amamentar dois recém-nascidos ao mesmo tempo, exige muita disciplina, organização, rede de apoio, informação e acima de tudo, um desejo voluntário da sua parte.

O artigo como amamentar gêmeos, fala tudo sobre esse assunto, ele dá dicas tanto para as grávidas, como pra as mulheres que já se tornaram mães de gêmeos. Portanto, sugiro fortemente que você faça essa leitura.

#4 Rotina (só assim as mães de gêmeos dão conta)

Essa dica é antiga, mas é o que funciona de verdade.

Estabelecer uma rotina, será fundamental para tornar o seu dia a dia mais fácil e mais produtivo.

No início, mesmo com a rotina implantada, você enfrentará dificuldades. Mas com o tempo você perceberá, que as coisas vão se encaixando e você começará a dar conta das coisas.

Para que tudo funcione bem, é preciso que você faça as coisas sempre no mesmo horário e com os 2 bebês ao mesmo tempo, como por exemplo:

  • Dar banho;
  • Dar remédios/vitaminas;
  • Amamentar;
  • Dar mamadeira (se for o seu caso);
  • Colocar para dormir;
  • Verificar as fraldas.

Se não conseguir fazer as tarefas dos dois bebês juntos, que seja pelo menos, um seguido do outro.

E para que você não fique perdida nas suas funções, uma coisa que toda mãe de gêmeos faz, é anotar os horários num caderno.

Pode até parecer que não, mas sem isso você ficará totalmente perdida, ao tentar lembrar qual foi a ultima vez que você fez essas tarefas, com cada um dos gêmeos. Por isso, anote tudo: nome do bebê, horário, e qual foi a tarefa realizada.

EXEMPLO DE ROTINA PARA MÃES DE GÊMEOS

CONTROLE DE TAREFAS 
 DATA:      /     / NOME DO BEBÊ:
 TAREFA HORÁRIO
 TROCA DE FRALDA
 MAMADA
 REMÉDIO
 BANHO
 SONINHO

Você pode anotar a rotina diária, para cada um dos seus bebês em um caderno ou numa planilha impressa, ou da forma que achar melhor.

Note que eu coloquei 5 tarefas, mas você pode incluir outras que julgar necessário, e toda vez que você repetir a função, você pode incluir em suas anotações o tipo de tarefa que realizou, o horário, e o nome do bebê.

Por ter certeza, que fazer esse controle ajudará muito na sua rotina diária!

#5 Compartilhe as tarefas com o papai

Infelizmente muitas mulheres ainda precisam cuidar dos bebês e da casa ao mesmo tempo sozinhas.

A boa notícia, é que hoje muitos pais já exercem sua paternidade com muito mais voluntariedade. Ainda mais se tratando de gêmeos, fazer tudo sozinha não dá né?

Portanto, se você vive com o pai dos seus bebês, é fundamental que ele exerça seu papel.

Muitos casais dividem a tarefa assim:

Enquanto a mãe cuida dos bebês, o pai ajuda limpar a casa, faz a comida, estende a roupa etc.

No entanto, a forma que vocês farão essa divisão, cabe somente a vocês decidirem. O mais importante de tudo, é que haja essa divisão, e que você não fique sobrecarregada.

O ideal, é que vocês tenham essa conversa durante a gravidez (muitos casais se preparam juntos fazendo um curso de gestante).

Mas, se acaso você já ganhou os bebês e o pai não ajuda, é preciso sentar e conversar. Nada que um bom diálogo sadio e sem ofensas não resolva.

#6 Esqueça a bagunça da casa

Antes da chegada dos bebês, é normal ter a casa sempre organizada e limpinha. Mas, isso vai mudar a partir do momento que você chegar do hospital.

Por isso, a grande dica que te dou é, não se importe demais com a casa. Ela deve estar limpa sim, porém, o mais importante é você conseguir cuidar bem dos seus pequenos.

As tarefas da casa podem esperar, e ir sendo feita as poucos.

#7 Tente descansar (difícil, mas necessário)

Não vou mentir, o início é extremamente cansativo. Mesmo com ajuda, a vida das mães de gêmeos não é nada fácil.

Por isso, sempre que puder descanse.

O descanso é fundamental para você repor suas energias, e é de extrema importância para que você consiga ter sucesso na amamentação.

Sempre que os bebês dormirem, tente dormir um pouco também. Sei bem que na maioria das vezes, quando os bebês dormem, a mãe vai fazer as tarefas domésticas. Mas na medida do possível tente relaxar.

#8 Leia bons livros

Não é de hoje, que os livros ajudam a recém mamãe a se preparar para esse mundo tão novo que é a maternidade.

Eles não só ensinam, como também dão muitas dicas de como solucionar um problema que esteja acontecendo no dia a dia.

Geralmente, os assuntos abordados nesses livros são: cuidados na gestação, parto, puerpério, amamentação, como tratar as cólicas do bebê, sono, como dar banho etc.

Aqui no blog escrevi um artigo sobre os livros de maternidade mais lidos pelas gestantes e também pelas mamães. Realmente vale a pena a leitura!

#9 Participe de grupos 

Você não está só!

Hoje os grupos de apoio nas redes sociais estão a todo vapor.

É bom fazer parte de mais de um grupo, pois, cada um tem um estilo diferente e neles sempre terá outras mães, que já passaram ou estão passando por uma situação parecida com a sua e com certeza poderão te dar uma luz.

Você poderá encontrar ajuda, não só em comunidades para mães de gêmeos, mas também em grupos de maternidade em geral.

#10 Aproveite enquanto eles ainda são bebês

O inicio da maternidade gemelar, é bem intenso. Mas pode ter certeza que passa rápido.

Problema que muitas vezes acabamos nos ocupando demais, e acabamos esquecendo de aproveitar mais o momento com eles, enquanto eles ainda são bebezinhos.

Por isso mamãe, aproveite para tirar muitas fotos, faça filmes, beije, abrace, e participe muito dessa fase.

Há e não esqueça de sair nas fotos com eles. Nós mamães sempre acabamos tirando as fotos e esquecemos de sair nelas rs.

Gostou do artigo? Compartilhe.

Créditos da imagem em destaque para: Donnie Ray Jones – Flickr.Com

Deixe seu comentário

Tags: |