Você sabe porque a gravidez é contada em semanas?

Você sabe porque a gravidez é contada em semanas?

Recentemente, uma amiga me perguntou porque a gravidez é contada em semanas. Ela descobriu que está grávida, e na consulta o médico disse que ela estava de 8 semanas. Então, ela saiu do consultório muito confusa, pois, achou que ele falaria de quantos meses ela estava, e não de quantas semanas.

Eu lhe dei uma breve explicação sobre como os médicos calculam a gestação de uma mulher, e ela finalmente entendeu.

Se você também deseja esclarecer essa dúvida, continue lendo esse texto. Pois, vou te explicar em poucas palavras, como funciona esse cálculo. 

Vamos lá?

Leia também:

Porque a gravidez é contada em semanas?

Bom, quando eu fui na minha primeira consulta do pré-natal, eu também fiquei meio surpresa com essa descoberta. Foi ai que a minha ginecologista explicou que o motivo da gravidez ser contada em semanas, é porque ela começa a ser contada a partir do primeiro dia da nossa ultima menstruação, mais conhecido como DUM.

Ou seja, o cálculo inicia muito antes de estarmos grávidas! 

Na verdade, o correto seria começar a contar a partir do momento da fecundação. No entanto, é muito difícil descobrir a data que isso aconteceu.

Um segundo motivo para o cálculo gestacional ser em semanas, é que os meses não possui um padrão de dias. Alguns meses tem 30 dias, outros 31 dias e fevereiro por exemplo, tem 28 ou 29 dias (no caso de ano bissexto). Já as semanas são sempre 7 dias. Sendo assim, é possível contabilizar o tempo exato da gravidez de uma mulher.

Considerando que a gravidez começa ser contada a partir da DUM (primeiro dia da última menstruação), o normal é que a duração de uma gestação seja de 40 semanas.

Tem mulheres que entram em trabalho de parto com 38 semanas de gestação, e outras que chegam até as 42 semanas. Mas, isso também é absolutamente normal! Pois, bebês que nascem entre 38 e 42 semanas, costumam nascer perfeitamente saudáveis.

Logo, quando o parto ocorre antes das 37 semanas, ele é considerado prematuro, podendo é claro, trazer prejuízos para a saúde do bebê. Isso é muito comum, no caso de gêmeos e múltiplos, onde pelo menos metade das  gestações não passam de 36 semanas. Já que, o risco de prematuridade é bem grande nesse tipo de gravidez.

Para você entender melhor como se calcula a idade gestacional de um bebê, vamos a um exemplo.

“Maria” menstruou pela última vez no dia 20/05/2019. Duas semanas depois, ela entrou em seu período fértil (ovulação), e teve relações sexuais sem se prevenir. Seu óvulo foi fecundado e ela engravidou. Em sua consulta, o médico fez os cálculos e o resultado foi:

Data do cálculo: 03/08/2019

Data do 1º dia da última menstruação: 20/05/2019

Tempo Gestacional em Semanas: 10 semanas

DPP: (Data Provável do Parto): 24/02/2020

Obs: Para chegar nesse cálculo, ou até mesmo descobrir a sua DPP, você pode usar a nossa calculadora da gravidez.

Quando sabemos certinho qual foi a ultima vez que menstruamos. É possível saber exatamente a idade gestacional do nosso bebê, e qual a previsão para o parto.

Mas… e quando não lembramos a data da nossa última menstruação?

Bom, é muito comum não recordamos dessa data com tanta certeza. Quando isso ocorre, o mais correto é realizar um ultrassom antes da 12ª semana. Pois nessa fase, os bebês tem características bem parecidas.

Depois disso, já começa ficar mais difícil descobrir de quanto tempo estamos grávidas. Já que, o bebê começa a receber a nossa carga genética em seu desenvolvimento. Isso explica porque os bebês nascem com pesos e alturas diferentes, mesmo possuindo a mesma idade gestacional.

Agora que você já aprendeu como contar as semanas da gravidez, veja como é fácil saber de quantos meses você está grávida. Basta comparar na tabela gestacional abaixo, a que mês refere a semana da sua gestação.

como é contada a gravidez
Tabela de Idade Gestacional

E ai mamãe já sabe de quantas semanas você está grávida?

Crédito da imagem em destaque: Calendário foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

Deixe seu comentário

Tags: |