Será que mulher grávida pode pintar o cabelo?

Será que mulher grávida pode pintar o cabelo?

Será que grávida pode pintar o cabelo?

Sem dúvida, essa é uma das perguntas mais feitas nas consultas do pré-natal. Seja pela grávida de 1 bebê só, ou pelas grávidas de gêmeos.

Fato é, que mesmo com os cuidados que devemos ter na gestação. Ainda há aquela vontade imensa de arrumar o nosso cabelo, não é mesmo?

Para esclarecer essa dúvida, prossiga com a leitura.

Leia também:

Afinal, mulher grávida pode pintar o cabelo?

A principio a mulher grávida pode pintar o cabelo sim. Mas, tem alguns poréns que vou explicar já já para você.

Antigamente tingir os cabelos durante a gestação, era considerado muito arriscado. Pois, os produtos eram bem mais fortes do que os de hoje em dia.

Mas, de acordo com a OTIS (Organização dos Especialistas em Informação e Teratologia), é seguro pintar o cabelo na gravidez. Isso porque, a quantidade de agentes químicos presentes nas tinturas, não são suficientes para causar algum dano ao bebê.

No entanto, existe um tempo certo para fazer o procedimento.

Quando pintar o cabelo?

O ideal, é esperar passar o primeiro trimestre da gestação para poder pintar o cabelo.

Pois, os 3 primeiros meses da gestação, é o período crucial para a formação do bebê.

Alguns especialistas, dizem que a grávida pode pintar o cabelo após as 20 semanas de gestação. Outros mais precavidos, preferem nem indicar um tempo.

Outro ponto interessante a destacar, é que assim como os cabelos crescem bastante durante a gravidez. Pode ocorrer também da mulher ter algum tipo de alergia. Isso, porque o organismo muda muito na gestação.

Portanto, antes de fazer a aplicação deve-se fazer testes para evitar uma possível reação alérgica.

As embalagens dos produtos costumam ter essa instrução.

Qual tinta usar na gravidez?

A regra é: quanto menos agressiva melhor.

Uma boa opção é usar a Tintura Henna durante a gravidez. Pois, se trata de um produto natural, livre de aditivos sintéticos como corantes e conservantes e também metais pesados.

A desvantagem é que ela não dura muito no cabelo.

Outra opção, é que a grávida faça uso de tonalizantes. Eles são bem menos agressivos que as colorações tradicionais. São ricos em água, não possuem amônia e não danificam os cabelos como as tinturas comuns. 

Assim, como a Henna, sua duração também é menor. Sendo assim, é preciso ter cautela para fazer a próxima aplicação.

Uma outra indicação para as grávidas, é a Tintura Bigen. Sua fórmula é livre de amônia, chumbo, água oxigenada, entre outros componentes pesados. Para usá-la, basta diluir o pó na água, misturar bem e aplicar nos cabelos.

No caso das apaixonadas por luzes e mechas, a boa notícia é que não existe restrições quanto ao seu uso durante a gravidez. Pois, a aplicação é feita bem longe da raiz, sem falar que é muito eficaz para cobrir cabelos brancos.

Como pintar o cabelo na gestação?

  • Respeite 1 cm da raiz;
  • Use luvas de proteção;
  • Se você achar que o cheiro está forte, faça uso de máscaras;
  • Faça a aplicação em lugar bem ventilado;
  • Se possível peça para outra pessoa pintar para você;
  • Respeite sempre o tempo da aplicação;
  • Lave bem os cabelos tirando todos os resíduos.

Conclusão

Mulher grávida pode pintar o cabelo. Desde que tenha passado o 1º trimestre da gravidez, e que ela faça uso de produtos livres de amônia, chumbo, formol ou qualquer outra substância forte que possa fazer mal ao bebê.

Na dúvida, a melhor coisa é conversar com o obstetra. Pois, ele é o profissional mais qualificado para avaliar se a gestante tem ou não condições de fazer esse procedimento.

Gostou do artigo? Compartilhe.

Créditos para a imagem em destaque: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/hair”>Hair photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Deixe Seu Comentário

Tags: