Gestação gemelar semana a semana com imagens!

Gestação gemelar semana a semana com imagens!

A gestação gemelar semana a semana, é uma forma de você acompanhar o desenvolvimento dos seus bebês. Como você já deve saber, a gravidez de gêmeos é um pouco diferente de uma gestação única. Afinal, os riscos são maiores, mais da metade dos gêmeos nascem antes data prevista, e consequentemente nascem bem menores também.

Neste artigo, usaremos como exemplo os gêmeos fraternos (bivitelinos). Será explicado sobre as 10 principais semanas da gravidez gemelar. E cada uma delas mostrará a imagem de como os pequenos se desenvolvem dentro da barriga.

1º Trimestre

Ainda é início da gestação. Você pode até saber que está grávida. Mas a certeza que será uma gravidez de gêmeos, será somente lá pela 6ª semana quando você fizer sua primeira ecografia. Nessa fase começam os temidos enjoos e eles são presentes na maioria das gestações. O motivo desse enjoos aparecerem, é devido o aumento de gonadotropina coriônica humana (hCG), o hormônio mais importante da gravidez.

Gestação gemelar 3 semanas

Os zigotos (célula resultante da união do óvulo + espermatozoide), estão começando a se dividir e mais tarde resultarão em 2 embriões. A placenta (órgão que levará nutrientes e oxigênio para os fetos), ainda está em formação. E até que ela se desenvolva por completo, os sacos vitelinos se encarregarão de nutrir os futuros embriões, a bolsas amnióticas já começam a encher e tão logo o liquido presente dentro delas, encobrirá totalmente os embriões.

Quase iniciando a 4ª semana os blastocistos (embriões com 5 ou 7 dias de vida), começam a se implantar no seu endométrio. Nessa fase, é bem comum que você tenha pequenos sangramentos. Apesar de ser comum, é muito importante avisar seu médico desse acontecimento. A gravidez de gêmeos é sempre de muitos riscos, por isso, é de suma importância estar sempre atenta a qualquer sintoma fora do normal.

gravidez gemelar semana a semana com imagens

Gestação gemelar 4 semanas

Agora já existem os 2 embriões, porém, eles ainda consistem em 2 camadas de células: o epiblasto e o hipoblasto (que mais tarde servirão para a formação dos orgãos e todas as partes do corpo). A placenta ainda se desenvolve. No entanto, os sacos vitelinos produzem os glóbulos vermelhos e também alimentam os embriões.

Por volta da 5ª semana, essa tarefa passará a ser da placenta que já deverá estar totalmente formada. Então, sua responsabilidade será não só de nutrir, mas também de levar oxigênio aos futuros fetos. Nessa mesma semana, os embriões terão cada um a sua bolsa de liquido amniótico e a sua placenta, por esse motivo recebem o nome de Gestação DI-DI (Dicoriônica e Diamniótica).

Os órgãos começarão a se desenvolver e é de suma importância o consumo do ácido fólico. Pois, ele previne defeitos na estrutura embrionária, que dará origem ao cérebro e a medula espinhal. Caso você não faça uso desse suplemento, o risco de seus bebês nascerem com anencefalia é muito grande.

4 semanas

Gestação gemelar 8 semanas

Ainda é normal você sentir cólicas, seu útero está dilatando. Porém, seu médico poderá te passar remédios para amenizar o desconforto.

Seus bebês já tem as perninhas e joelhos. Os pezinhos que antes eram unidos por uma fina membrana, agora já estão separados. As minúsculas mãozinhas ainda estão unidas e tão breve irão se separar, os olhinhos também possuem uma membrana transparente.

Os corações batem a 150 bpm, mas essa velocidade é normal para um feto. Quando chegamos a vida adulta a média é de 80 bpm.

8 semanas

Gestação gemelar 12 semanas

Final do 1º trimestre, olha só é uma ótima hora para contar a notícia da sua gravidez!

Nessa fase, os abortos espontâneos ocorrem com menos frequência e o susto da descoberta de gêmeos já deve ter passado. Aqui, praticamente os bebês já estão formados.

Com 12 semanas, é também normal que a sua barriguinha já esteja aparecendo. Afinal, tem 2 bebezinhos, 2 placentas e 2 bolsas amnióticas em seu útero. Você notará também a sua cintura se alargando.

As sua idas ao pré-natal são frequentes, e não se assuste se seu médico notar que seus bebês já dão chutinhos. As mãozinhas já estão mais desenvolvidas e até começam a aparecer as unhas. Os intestinos que antes cresciam externamente envolvidos pelo cordão umbilical, agora se acomodam dentro do abdômen.

12 semanas

2º Trimestre

Aqui inicia o 2º ciclo da sua gravidez de gêmeos. Pode ser que você tenha poucos sintomas e ainda se sinta bem ativa. Então, que tal aproveitar para fazer o enxoval e arrumar o quartinho dos bebês? Quanto mais cedo você conseguir fazer isso, melhor para você.

Gestação gemelar 16 semanas

Tão pequenininhos e já começa a desenvolver sua digitais. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, cada um terá uma digital diferente, e isso vale também para os gêmeos idênticos. Você já poderá saber o sexo, no caso dos gêmeos fraternos podem ser 2 meninas, 2 meninos ou 1 menina e 1 menino. Lembrando que eles serão crianças diferentes.

Pode ser também que você descubra o sexo de apenas 1 dos bebês, e se isso acontecer a melhor coisa a se fazer é manter a calma e tentar não ficar muito ansiosa. Você terá muitos ultrassons ainda pela frente.

Nessa fase eles também já fazem xixi, pois, bebem o liquido presente na bolsa amniótica. Sinal de que os minúsculos rins já funcionam bem.

As unhas dos pezinhos começam a aparecer e eles ainda são bem carequinhas. O sistema em geral ainda está em formação. Mas muitas coisas já funcionam perfeitamente nos bebês, como por exemplo, o sistema circulatório.

16 semanas

Gestação gemelar 20 semanas

Os intestinos já funcionam e começam a preparar o mecônio (primeiro cocô). Uma camada de gordura chamada vérnix caseoso se forma e recobre a pele dos bebês. Essa gordura tem a função de protegê-los do próprio líquido presente na bolsa amniótica. Mais pro final da gestação, essa camada começará a desgrudar da pele. Outra característica dessa semana, é que começa a nascer o cabelo dos seus bebezinhos.

Para as grávidinhas que adoram falar com a barriga, esse é o momento ideal para conversar e cantar para seus pequenos, pois, nessa fase eles já ouvem sons. Uma ótima ideia é pedir que o papai faça isso também, é provado que falar com o bebê, aumenta ainda mais o vínculo após o nascimento. Afinal, os bebês podem reconhecer a voz que ouviam dentro da barriga.

gestação gemelar semana a semana - 20 semanas

Gestação gemelar 24 semanas

Chega o final do 2º ciclo da gravidez gemelar, e já inicia a formação dos dentinhos. A pele ainda está em processo de desenrugar conforme o peso aumenta. Os bebês já possuem pelos nas sobrancelhas e os pulmões ainda se desenvolvem. E um fato curioso, é que mesmo dentro da barriga os pequenos já estão desenvolvendo o paladar!

Sua barriga cresce num ritmo mais acelerado agora, e quem sabe já é uma boa hora para pensar no chá de bebê.Talvez mais pra frente você já não esteja tão disposta.

24 semanas da gestação de gêmeos

3º Trimestre

O terceiro ciclo da gravidez de gêmeos é considerado um dos mais difíceis, pois, eles crescem mais rápido a cada dia que passa. Consequentemente, você ficará mais exausta e com muitas dores pelo corpo. Nesse trimestre, os bebês podem abrir os olhos e conforme vão engordando, a pele fica menos enrugada.

Uma outra camada chamada de Lanugo (espécie de pelugem) começa a se formar sobre a pele dos bebês. Essa camada se fixa sobre o Verniz Caseoso e juntos formam uma espécie de ajuda para a hora do parto.

Gestação gemelar 28 semanas

Sua gravidez avança, e seus gêmeos agora fazem muitos movimentos dentro da sua barriga. Os chutes são intensos, mas haverá momentos que você notará eles um pouco quietos. Quando isso acontecer fica tranquila, geralmente isso ocorre porque o espaço vai ficando cada vez mais limitado. O que não pode acontecer, é eles permanecerem quietos demais por muito tempo. Caso isso ocorra, comunique seu médico.

Talvez você já esteja hidratando seu corpo desde o início da gravidez. Mas senão fez isso ainda, é bom começar o quanto antes. Pois, especialmente sua barriga esticará cada vez mais, e as temidas estrias podem aparecer se não houver os cuidados necessários. Certamente, muitas mulheres desenvolvem as estrias mesmo se cuidando. No entanto, como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.

gestação gemelar - 28 semanas

Gestação gemelar 32 semanas

O parto fica cada vez mais próximo e a ansiedade aumenta. Pode ser que você já esteja bem limitada, então, o ideal é repousar sempre que puder. É comum também, que você tenha dores no estômago e no diafragma devido a pressão que os bebês causam. Eles já estão bastante crescidos e ganharão mais peso ainda. Ainda assim, bebês gêmeos nascem bem menores que bebês de gestação única, geralmente com menos de 3 kg.

Eles também já estão bem cabeludinhos. Lembrando, que os bivitelinos são muito diferentes, então pode acontecer de um nascer mais carequinha e outro mais cabeludo.

Nessa fase o ideal é que os bebês tenham em média 1,5 kg. No entanto, fatores como a sua alimentação e seu biotipo, podem interferir bastante no peso deles.

Muitas mamães não aguentam chegar as 36 semanas e seus bebês podem nascer prematuros. Tal fato, faz com que alguns médicos receitem injeção de corticoide para amadurecer os pulmões. Converse com seu médico a respeito desse assunto.

gestação gemelar - 32 semanas

Gestação gemelar 36 semanas

Os bebês começam a perder o lanugo, e como eles acabam engolindo isso, sairá no seu primeiro cocô (mecônio).

Essa é a fase onde deverá começar as contrações de treinamento para que o parto aconteça a partir das 37 semanas. Eventualmente, metade dos partos gemelares ocorrem por volta das 36 semanas, e a outra metade bem antes.

O bom de nascer com 36 semanas, é que os órgãos dos bebês já estão formados. Com exceção dos pulmões, que ainda amadurecem, por isso, muitos médicos receitam a injeção de corticoide como falado anteriormente.

Caso seu parto ocorra nessa fase, a probabilidade de seus bebês irem para a Neonatal é bem pequena. Por outro lado, um peso razoável e uma boa idade gestacional não elimina esse risco. Pois, é bem comum gêmeos nascerem com problemas respiratórios, havendo a necessidade de alguns dias no hospital.

gravidez gemelar semana a semana - 36 semanas

Conclusão

Neste artigo, você teve uma visão bem ampla da gravidez de gêmeos semana a semana com imagens. Agora você já sabe, como é cada etapa do desenvolvimento dos seus bebês durante todas as semanas dentro da barriga.
Estar informada é primordial para garantir uma gestação saudável, não só para os bebês como para você também.

E Ai Mamãe, Em Qual Semana Da Gravidez Você Está? Conta Para Nós Ai Nos Comentários!

Selecionados para você

Crédito da imagem em destaque: Fundo foto criado por dashu83 – br.freepik.com

Deixe seu comentário

Tags: |