Qual a melhor posição para dormir na gravidez de gêmeos?

Qual a melhor posição para dormir na gravidez de gêmeos?

Qual a melhor posição para dormir na gravidez de gêmeos

Essa é uma grande preocupação na vida da gestante gemelar, e também uma pergunta muito frequente nos consultórios médicos durante as consultas do pré-natal.

Afinal, muito se ouve falar que dormir de barriga para cima pode fazer mal para a gestante, ou que dormir sobre o lado direito pode prejudicar os bebês.

Bom, é claro que devemos considerar que na gestação de gêmeos, os desconfortos, os sintomas, e muita vezes o tamanho da barriga, acabam sendo muito maiores que na gestação única.

No entanto, as recomendações dadas pelos médicos em relação a posição de dormir acabam sendo as mesmas.

A seguir você saberá qual é a posição indicada, e qual deverá ser evitada pela mulher grávida durante a gravidez.

Leia também: 

Quando é necessário se preocupar com a posição de dormir?

No início, mais precisamente no primeiro trimestre, não há muito com o que se preocupar. Os bebês são muito pequeninhos ainda, e estão bem protegidos numa bolsa com líquido amniótico dentro do útero. A barriga também não cresceu o suficiente.

Portanto, pode sim dormir em qualquer um dos lados, de bruços, ou até mesmo de barriga para cima. 

Mas, por volta do 2º trimestre a barriga já cresceu bastante, e na medida que avança para o terceiro trimestre ela ficará maior ainda. 

Nesse período, é necessário atenção na hora de dormir. Pois, dependendo da posição escolhida pode acarretar em problemas para mãe e também para seus bebês.

Dormir de barriga para cima, quais são os riscos?

Nos últimos 3 meses da gestação a barriga da já está bem grande, dormir de bruços já não é possível. Mas também não é correto dormir de barriga para cima, uma vez que essa posição está associada a dificuldades para a mãe e riscos para os bebês.

Segundo um estudo realizado na Inglaterra dormir com a barriga para cima, além de causar falta de ar na mãe, câimbras, e outros desconfortos, o risco de morte prematura dos bebês aumenta em 2 vezes.

Ainda de acordo com a pesquisa, se as gestantes evitassem dormir nessa posição, muitos partos prematuros poderiam ser evitados, e o número de mortes de bebês em todo o mundo diminuiria consideravelmente.

O que explica esse risco, é o fato do bebê dentro do útero comprimir uma veia muito importante do nosso corpo (veia cava). A medida que essa veia vai ficando “espremida”, o fluxo sanguíneo da mulher fica um pouco reduzido, e como consequência, diminui o oxigênio necessários para os bebês.

Dormir sobre o lado esquerdo ou direito?

A maioria dos especialistas, concordam que dormir do lado direito não é muito indicado, e que o lado esquerdo é a posição ideal para dormir durante a gravidez (especialmente para as mulheres hipertensas). Justamente, pelo fato de não pressionar a veia cava.

Sendo assim, fica muito mais fácil chegar nutrientes e oxigênio para os bebês.

Além disso, dormir do lado esquerdo acaba contribuindo bastante para o funcionamento dos rins, o que de fato acaba diminuindo aquele inchaço tão comum na gravidez de gêmeos.

É bom lembrar que mesmo que o lado esquerdo seja o mais indicado, a postura da grávida deve ser a mais reta possível.

Para auxiliar nessa questão, pode ser usado travesseiros no meio das pernas e debaixo da barriga, ou ate mesmo fazer uso de almofadas específicas.

Existem vários modelos disponíveis no mercado, e um modelo bem recomendado é aqueles bem compridos que pegam o corpo todo, conhecidos também como minhocão.

Qual a melhor posição para uma grávida de gêmeos dormir?

Como dito no início do artigo, no caso da grávida de gêmeos as orientações são as mesmas que na gestação única. Portanto, o lado esquerdo ainda é o mais indicado,

Claro que não será possível dormir a noite toda de um lado só. Por isso, não há problemas virar de vez em quando também para o lado direito.

Lembrando também, que se a gestante acordar e perceber que estava dormindo de barriga para cima, não há motivos para pânico. Basta virar para o lado esquerdo, evitando assim os desconfortos e riscos para os bebês.

Na reta final, pode ser que nenhuma posição favoreça um conforto na hora de dormir. Neste caso, a última opção seria dormir em posição semi-sentada apoiada em travesseiros.

Segundo os médicos não há problemas em dormir nessa posição. Desde que a gestante se sinta bem, e não tenha nenhum mal estar durante o sono.

Créditos da imagem em destaque para: Freepik.com

Fontes: Gestação Bebê

Deixe seu comentário

Tags: |