Como acontece a gravidez de gêmeos univitelinos e bivitelinos?

Como acontece a gravidez de gêmeos univitelinos e bivitelinos?

Existem 2 tipos de gêmeos: os univitelinos e os bivitelinos, e estudos recentes mostram que de uns anos pra cá, aumentou muito o número gemelares e múltiplos, no Brasil e no mundo. 

Os fatores predominantes são: gravidez tardia, tratamento com indutores de ovulação e fertilização in vitro, sem falar da gravidez gemelar natural que apesar de ser mais rara, sempre existiu.

No entanto, independente da forma como ocorreu essa gestação. Ainda, há muitas dúvidas sobre como acontece a gravidez de gêmeos. 

Ou seja, como é que acontece a concepção desses bebês.

E para responder essa pergunta, segue uma rápida explicação.

Leia também:

Gravidez de gêmeos univitelinos (idênticos)

Na medicina os gêmeos univitelinos, são chamados de monozigóticos. Eles são gerados a partir de 1 único óvulo fecundado que após ocorrer sua divisão, dará origem a 2 embriões (futuros bebês).

A medicina ainda não tem uma resposta para o fato do óvulo fecundado se dividir e originar 2 bebês. O que se sabe até hoje, é que esse acontecimento não se trata de genética, e sim uma particularidade da mulher. Em outras palavras pura sorte.

Eles também são conhecidos por gêmeos iguais, gêmeos idênticos ou gêmeos verdadeiros.

Os univitelinos representam pouco mais de 30% dos nascimentos de gemelares. E pelo fato de serem originados da mesma célula, eles possuem a mesma carga genética.

Embora, sejam considerados idênticos geneticamente, fisicamente eles não costumam ser 100% iguais. 

Ainda assim, é muito difícil diferenciá-los.

Quando crescem, eles podem apresentar algumas diferenças. E certamente isso ocorre, porque cada um deles passa a ter um estilo de vida diferente.

Os gêmeos idênticos são obrigatoriamente do mesmo sexo: podendo ser 2 meninos ou 2 meninas.

Eles tem o mesmo tipo sanguíneo. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não possuem as mesmas digitais.

Esse tipo de gêmeos está associado a um maior risco de complicações e anomalias, já que os bebês compartilham a mesma placenta

Gêmeos Univitelinos (Idênticos)

Gravidez de gêmeos bivitelinos (diferentes)

Os bivitelinos são conhecidos como dizigóticos. Pois, são gerados a partir de 2 óvulos fecundados por 2 espermatozoides, resultando também em 2 embriões. 

Esse tipo de gêmeos também recebe vários nomes: gêmeos diferentes, gêmeos fraternos ou gêmeos falsos.

Esse tipo de gravidez gemelar é influenciada pela genética, uma vez que, a mulher tem pré-disposição para liberar 2 óvulos por mês.

Os bivitelinos representam mais de 60% das gestações gemelares, sendo a forma mais comum de gêmeos, os motivos para esses gêmeos serem tão comuns, são os Remédios para tratamentos contra infertilidade ou FIV (Fertilização In Vitro).

Eles podem ser diferentes, mas ainda conter alguns traços do irmão. Ou podem ser totalmente diferentes um do outro.

Podemos dizer que os bivitelinos, são 2 irmãos diferentes que foram gerados ao mesmo tempo na mesma barriga.

Eles podem apresentar: cor dos olhos, cabelos, tipo sanguíneo, estatura e peso totalmente diferentes um do outro.

E 1 em cada 1 milhão de gêmeos bivitelinos, podem ter a cor da pele totalmente diferente do irmão (branca e negra) mesmo sendo do mesmo pai. Um fato também muito curioso, é que existe a rara possibilidade deles terem pais diferentes.

Quanto ao sexo podem ser 2 meninos, 2 meninas ou 1 casal, diferentes é claro.

 

Gêmeos Bivitelinos (Diferentes)

Fator importante na gestação gemelar

Acima você viu como acontece a gravidez de gêmeos univitelinos e dos gêmeos bivitelinos. Mas, tem algo de extrema importância, e que o médico do pré-natal deseja muito saber.

É sobre o tipo de gravidez gemelar que pertence esses gêmeos. Ou seja, em quantas placentas e bolsas amnióticas os bebês estão se desenvolvendo.

Esse fator, é que determinará como serão as consultas do pré-natal, e servirá para avaliar o grau de risco da gestação.

Para entender melhor sobre esse assunto, leia esse artigo.

Conclusão

Os gêmeos univitelinos, são formados a partir de 1 único óvulo fecundado. São geneticamente idênticos, e também do mesmo sexo.

Já os bivitelinos, são os gêmeos originados a partir de 2 óvulos distintos que também foram fecundados. Eles são diferentes tanto geneticamente como fisicamente, e podem ou não ser do mesmo sexo.

Entender como acontece a gravidez de gêmeos, é uma das maiores curiosidades do universo gemelar, e com certeza um dos assuntos ainda muito estudado pela medicina.

E você já descobriu se os seus bebês serão gêmeos iguais ou diferentes? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe seu comentário

Tags: | | | |