Tipos de Gravidez Gemelar: Mono-Mono, Mono-Di e Di-Di

Tipos de Gravidez Gemelar: Mono-Mono, Mono-Di e Di-Di

Após o susto da descoberta de uma gravidez gemelar, é natural que tenhamos curiosidade em saber se nossos bebês serão univitelinos ou bivitelinos, ou seja, iguais ou diferentes. Entretanto, mais importante que isso, é preciso identificar o quanto antes quantas placentas e bolsas amnióticas tem nessa gestação. Para isso, é fundamental conhecer tudo sobre os Tipos de Gravidez Gemelar.

Já no 1º trimestre da gravidez, através da ultrassonografia é possível detectar qual é o tipo de gestação que estão se desenvolvendo os bebês.

Certamente, esse fator é muito importante principalmente para o médico, que por sua vez, irá avaliar como serão as consultas da gestante gemelar no pré-natal. Pois, uma gravidez dupla sempre apresenta maiores riscos de complicações. E dependendo do tipo da gestação esse risco pode ser maior ainda.

Formação de Gêmeos Univitelinos e Bivitelinos

Talvez você ainda não saiba, mas quando falamos em univitelinos estamos falando sobre gêmeos idênticos ou iguais. E quando falamos dos bivitelinos estamos nos referindo a gêmeos diferentes ou fraternos.

Mas entender como ocorre a gravidez gemelar, e quais as principais características deles, é de fato muito importante para a gestante.

Gravidez de Gêmeos Univitelinos

Na medicina os gêmeos univitelinos, são chamados de monozigóticos. Pois, eles são gerados a partir de 1 único óvulo fecundado que posteriormente se divide resultando em 2 embriões.

Os univitelinos representam pouco mais de 30% dos nascimentos de gemelares. Pelo fato de serem originados da mesma célula, eles possuem a mesma carga genética.

Embora, sejam considerados idênticos geneticamente. Fisicamente eles não costumam ser 100% iguais. Ainda assim, é muito difícil diferenciá-los.

Quando crescem, eles podem apresentar algumas diferenças. E certamente isso ocorre, porque cada um deles passa a ter um estilo de vida diferente.

Os gêmeos idênticos são obrigatoriamente do mesmo sexo: podendo ser 2 meninos ou 2 meninas.

Eles tem o mesmo tipo sanguíneo, e ao contrário do que muitas pessoas pensam eles não possuem as mesmas digitais.

Esse tipo de gêmeos está associado a um maior risco de complicações e anomalias, já que os bebês compartilham a mesma placenta. E infelizmente, uma doença muito temida entre os médicos nesse tipo de gestação, é a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal.

Conheça mais sobre os riscos da gravidez gemelar lendo nosso artigo como ter filhos gêmeos.

irmãos idênticos
Gêmeos Univitelinos (Idênticos)

Gravidez de Gêmeos Bivitelinos

Os bivitelinos são conhecidos como dizigóticos. Pois, são gerados a partir de 2 óvulos fecundados por 2 espermatozoides, resultando também em 2 embriões. 

Eles representam mais de 60% das gestações gemelares, sendo a forma mais comum de gêmeos. E um dos motivos para o grande aumento de gêmeos bivitelinos no mundo, é devido a Remédios para tratamentos contra infertilidade ou FIV (Fertilização In Vitro).

Eles podem ser diferentes, mas ainda conter alguns traços do irmão. Ou podem ser totalmente diferentes um do outro.

Podemos dizer que os bivitelinos são 2 irmãos diferentes que foram gerados ao mesmo tempo na mesma barriga.

Eles podem apresentar: cor dos olhos, cabelos, tipo sanguíneo, estatura e peso totalmente diferentes um do outro.

E 1 em cada 1 milhão de gêmeos bivitelinos, podem ter a cor da pele totalmente diferente um do outro, mesmo sendo do mesmo pai. Um fato também muito curioso, é que existe a rara possibilidade deles terem pais diferentes.

gêmeas Fraternas
Gêmeos Bivitelinos (Diferentes ou Fraternos)

Quanto ao sexo podem ser 2 meninos, 2 meninas ou 1 casal, diferentes é claro.

Tipos de Gravidez Gemelar 

Agora você já sabe como ocorre os tipos de gravidez de fecundação de gêmeos e as diferenças entre gêmeos univitelinos e os bivitelinos. Mas, como dito no início desse artigo. O mais importante é saber sobre “a placentação dos bebês”.

A medicina utiliza o termo CÓRION para representar a quantidade de placentas e AMNIO para representar o número de bolsas amnióticas. Sendo assim, temos os seguintes tipos de gravidez gemelar:

quais sao os tipos de gravidez gemelar

Gestação Monocoriônica Monoamniótica (Mono-Mono)

Nessa gravidez, os bebês são univitelinos e a divisão deles ocorreu entre 8 e 12 dias após a fertilização. Eles compartilham a mesma placenta e a mesma bolsa.

Esse é um dos tipos de gestação gemelar mais difícil de acontecer, e com certeza requer maiores cuidados e uma melhor atenção no pré-natal. Pois, os riscos de complicações são grandes devido aos bebês se desenvolverem praticamente “grudados”.

Por se desenvolverem juntos na mesma bolsa, os Gêmeos Mono-Mono costumam ser muito idênticos.

Uma das piores coisas que pode acontecer nessa gestação é a formação de Gêmeos Xipófagos ou Irmãos Siameses como são mais conhecidos. Essa anomalia acontece quando a divisão ocorre tarde demais, geralmente com mais de 12 dias.

gestacao mono-mono

Gestação Monocoriônica Diamniótica (Mono-Di)

Esse tipo de gestação gemelar, também se trata de gêmeos univitelinos. Aqui os bebês compartilham a mesma placenta, mas possuem bolsas amnióticas distintas. De fato, os riscos são os mesmos, pois mesmo existindo 2 bolsas, a responsabilidade em transferir oxigênio e nutrientes da mãe para os bebês é da placenta.

Diferente dos gêmeos mono-mono, os Gêmeos Mono-Di, podem apresentar algumas diferenças pelo fato de se desenvolverem em bolsas separadas. 

Gestação Dicoriônica Diamniótica (Di-Di)

Aqui os bebês tem Placentas e Bolsas individuais. E tanto os univitelinos como os bivitelinos, podem pertencer a esse tipo de gestação.

No entanto, o tipo de gêmeos que mais prevalece nessa gestação, são os bivitelinos. Ou seja, mais de 90% deles são diferentes.

Existem 2 casos raros que podem trazer alterações nesse tipo de gravidez gemelar. Certamente, poderá pegar de surpresa muitos médicos, inclusive os mais experientes.

Caso 1 – Gêmeos Idênticos (Univitelinos) Com 2 Placentas e 2 Bolsas.

Ocorre quando a divisão do óvulo fecundado (monozigótico) ocorreu cedo demais, (menos de 72 hs). Sendo assim, formam-se 2 placentas e 2 bolsas.

Quando isso acontece, esses gêmeos são iguais, mas pertencem à Gestação Di-Di. Por esse motivo, muitas mães acham estranho seus gêmeos Di-Di serem idênticos.

Caso 2 – Gêmeos Diferentes (Bivitelinos) Com Placentas Fundidas

Algumas gestações iniciam normalmente como Di-Di (2 placentas e 2 bolsas), só que em algum momento da gravidez as 2 placentas podem se fundir e formar uma só. Neste caso, a mãe poderá achar que seus bebês são Mono-di (1 placenta e 2 bolsas) e estranhará que eles são diferentes, (principalmente se forem 1 casal). Mas a verdade é que esse gêmeos, nunca deixaram de ser Di-Di.

Devido a esses casos raros, a medicina confirma que essa gestação é composta de gêmeos idênticos e diferentes.

Os riscos também existem aqui, só que bem menores, pois, o desenvolvimento dos bebês é praticamente independente.

gemeos di-di

Conclusão

Conhecer mais sobre o universo dos univitelinos e bivitelinos e os tipos de gravidez gemelar, é essencial para todas as futuras mamães.

Como o risco de doenças e complicações é grande, é muito importante que o pré-natal seja acompanhado bem de perto. Dessa forma, é possível tomar os cuidados necessários e até mesmo evitar muitas complicações.

E Ai Mamãe, Já Sabe Qual É O Seu Tipo De Gravidez? Comente Com Nós Aqui Nos Comentários.

Leia Também:

Deixe Seu Comentário

Tags: | | |