Quais as chances de uma mulher engravidar de gêmeos?

Quais as chances de uma mulher engravidar de gêmeos?

O Sonho de muitas mulheres é saber como ter filhos gêmeos. Embora algumas consigam realizar esse sonho, é preciso entender o que de fato contribuiu para o sucesso dessa gravidez.

Genética e tratamentos costumam ser os fatores predominantes.

Contudo, não podemos esquecer que toda gestante precisa ter cuidados. E sem dúvida alguma, na gravidez gemelar os riscos aumentam e a atenção deve ser redobrada.

Se você é uma tentante de gêmeos, ou quer saber porque teve uma gestação gemelar, continue lendo esse texto.

Leia também:

Qual é a probabilidade de ter gêmeos?

Como dito inicialmente neste artigo, genética e tratamentos são os maiores responsáveis pelo sucesso de uma gravidez gemelar. Sendo assim, as formas mais comuns de ocorrer essa gestação são: naturalmente ou aquela que a medicina dá uma ajudinha, seja com tratamento através de remédios indutores de ovulação, como por exemplo Clomid, ou também Reprodução Assistida, como a FIV (Fertilização In Vitro).

Como ter filhos gêmeos com a Fertilização In Vitro (FIV)?

A FIV (antigo bebê de proveta), têm ajudado milhares de mulheres a realizarem o sonho da maternidade. E alguns motivos para a procura desse tratamento são:

  • Casais com problemas de infertilidade;
  • Homens que fizeram vasectomia e por várias razões não compensa fazer uma reversão;
  • Mulheres que optaram pela maternidade independente.

Na maioria dos casos, a intenção é engravidar apenas de 1 bebê. No entanto, o custo desse tratamento é um pouco alto e a ideia da gravidez não ir adiante é muito frustante.

Por esse motivo, existe a opção de transferir mais de 1 embrião (por tentativa). Com  a finalidade de aumentar as chances de gravidez.

Consequentemente, a probabilidade de engravidar de gêmeos existe. Mas, por outro lado, mesmo que seja transferido apenas 1 embrião, existe também a possibilidade dele se dividir e resultar numa gravidez gemelar.

Como engravidar de gêmeos com clomid?

Remédios como o Clomid são receitados para a mulher que possui algum problema de infertilidade. Se o uso dele for feito corretamente, é bem provável que ela consiga engravidar.

Porém, existem casos que a mulher fica mais fértil do que o normal. Sendo assim, ela consegue liberar 2 óvulos ou mais por ciclo. Em outras palavras, ela poderá engravidar de gêmeos e em casos raros até de trigêmeos. Por esse motivo, mulheres mesmo sendo férteis, mas com o sonho da gravidez gemelar recorrem a esse tratamento.

A mulher que desejar fazer uso do Clomid (seja qual for o motivo), é de suma importância consultar o seu médico para maiores informações.

O que fazer para engravidar de gêmeos naturalmente?

O desejo de ter bebês gêmeos é tão grande em algumas mulheres, que algumas até tomam chá de inhame com esse proposito, é fato que não existem estudos comprovando a eficácia desse chá. No entanto, há relatos de muitas mulheres dizendo ter engravidado de gêmeos fazendo uso do chá e também de outros alimentos a base de inhame.

Mas segundo a ciência, a probabilidade de engravidar de gêmeos naturalmente se dá de 2 formas: Sorte ou Genética.

Sorte ou acaso

Quando a mulher engravida de gêmeos univitelinos (iguais), significa que um único óvulo foi fecundado e se dividiu em 2 embriões, estudos mostram que as chances disso acontecer em todas as mulheres é de apenas 1%. Ainda não se sabe o porque isso acontece, mas quando a gravidez ocorre desta forma pode-se dizer que foi sorte ou o acaso.

No entanto, é na gestações univitelinas, que se concentram os maiores riscos.

gravidez de gêmeos univitelinos

Fator genético

Na genética, estamos falando de gêmeos bivitelinos. Ou seja, quando a mulher tem gêmeos diferentes em sua família, as chances dela engravidar de gêmeos diferentes é de até 10x mais se comparado a uma mulher que não tem esse histórico familiar.como ter filhos gêmeos bivitelinos

Conclusão

A maternidade gemelar é sem dúvida alguma, maravilhosa e muito gratificante. Porém, é necessário se atentar aos cuidados e os riscos em volta dessa gestação. 

Você conheceu as probabilidades de como ter filhos gêmeos, e espero realmente que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas.

Se você engravidou de gêmeos ou sonha com a gravidez gemelar, deixe abaixo seu comentário.

Deixe seu comentário

Tags: | | | |

2 Comentários