Quais são as chances de uma mulher engravidar de gêmeos?

Quais são as chances de uma mulher engravidar de gêmeos?

O Sonho de muitas mulheres é saber como ter filhos gêmeos. Embora, algumas consigam realizar esse sonho, é preciso entender o que de fato contribuiu para o sucesso dessa gravidez.

Genética e tratamentos costumam ser os fatores predominantes.

Contudo, não podemos esquecer que toda gestante precisa ter cuidados. E sem dúvida alguma, na gravidez gemelar os riscos aumentam e a atenção deve ser redobrada.

Se você é uma tentante de gêmeos, ou quer saber porque teve uma gestação gemelar, continue lendo esse texto.

Leia também:

Principais riscos numa gravidez de gêmeos

A gravidez de gêmeos, não é um bicho de 7 cabeças. Mas por experiência própria, não posso deixar de dizer que as dificuldades são maiores sim, e que a maioria das futuras mamães poderão passar por um ou mais riscos em sua gravidez.

Ganho de Peso Não é regra, porém, é muito comum uma mulher ganhar bastante peso numa gravidez de gêmeos.

Parto Cesárea São muitos os motivos que levam um médico a fazer uma cesariana. E apesar do parto normal ser possível, a cesárea ainda é a mais realizada em gemelares.

Parto Prematuro Em qualquer gestação, quando um nascimento ocorre antes de 37 semanas, ele é considerado prematuro. Quando ocorre a gestação gemelar o organismo da mulher fica muito comprometido, uma vez, que o útero é mais preparado para “acolher” apenas um bebê.

E por muitos motivos, é muito comum gêmeos nascerem prematuros. Geralmente com menos de 2 kg. Portanto, se isso acontecer é muito provável que fiquem alguns dias na UTI Neonatal (UTIN) do hospital até ganharem o peso necessário para irem pra casa. Estima-se que a cada 2 partos gemelares, 1 seja prematuro. A média dessa gestação é de 36 semanas.

Depressão Pós-Parto A ansiedade em ter que cuidar de 2 bebês e o medo de não dar conta especialmente na amamentação, podem levar a mãe a ter depressão pós-parto. E se acaso ela tiver feito cesárea, acaba dificultando ainda mais os cuidados com os recém-nascidos devido as dores da cirurgia. 

Estrias Elas podem aparecer em qualquer tipo de gravidez. Mas infelizmente, na gestação de gêmeos as chances são maiores. Os cuidados da gestante com seu corpo ainda é a melhor prevenção.

Doenças É muito comum que numa gravidez gemelar a mulher desenvolva doenças como: diabetes gestacional, eclâmpsia ou anemia.

riscos na gravidez de gêmeos
Como ter filhos gêmeos? conheça o mitos da gravidez gemelar

Não existe mágica para engravidar de gêmeos. De fato, tem mulher que até tenta algumas “soluções caseiras” com essa finalidade. Porém, se você realmente deseja saber quais são as suas possibilidades.  Meu conselho é que você se “apegue” as dicas que realmente possuem comprovação científica. Abaixo destaco as perguntas mais comuns relacionadas a esses mitos.

1) Como engravidar de gêmeos consumindo produtos derivados do leite?

Os laticínios são muito aconselhados numa gravidez. Mas, apesar de serem grandes fontes de vitaminas e ricos em cálcio. Não existem provas cientificas de que isso seja fator determinante numa gestação gemelar. Até existem alguns estudos que correlacionam a gravidez de gêmeos ao uso desses produtos. Porém não são suficientes ainda para provar essa ligação.

2) Quais são as posições para engravidar de gêmeos?

As posições sexuais não têm um papel fundamental nessa questão. O que de fato ajuda no acontecimento de uma gravidez de gêmeos, é o fato do óvulo fecundado se dividir e gerar 2 embriões. Ou também, a mulher ter uma dupla ovulação.

3) Meu marido é gêmeo posso ter filhos gêmeos também?

Quem nunca ouviu um futuro papai de gêmeos dizendo que acertou 2x no gol rs? Antigamente, era muito comum as pessoas acreditarem que o homem era o grande responsável nesse tipo de gestação. Mas hoje, através de muitas pesquisas, já se sabe que a gemelaridade vem da mulher.

4) Como ter filhos gêmeos fazendo uso do ácido fólico?

Não há dúvidas, de que ele é fundamental numa gravidez. Pois, o ácido fólico é o responsável pelo desenvolvimento neurológico do bebê. E além disso, contribui para a prevenção de muitas doenças na mãe como anemia e doenças cardíacas. 

Mas, ele não é responsável por nenhuma gestação. No entanto, toda gestante necessita desse suplemento. Em alguns casos, muitas mulheres são orientadas por seus médicos a fazer uso dele muito antes de engravidar.

Como ter filho gêmeos? fatores comprovados cientificamente

Como dito inicialmente nesse artigo, genética e tratamentos são os maiores responsáveis pelo sucesso de uma gravidez gemelar. Sendo assim, as formas mais comuns de ocorrer essa gestação são: naturalmente ou aquela que a medicina dá uma ajudinha, seja com tratamento através de remédios indutores de ovulação ou Reprodução Assistida, como por exemplo a FIV (Fertilização In Vitro)

Segue abaixo uma lista de perguntas, mas que de fato podem contribuir para que você saiba quais são suas verdadeiras chances de ter gêmeos.

1) Como ter filhos gêmeos naturalmente?

Um fato curioso e que poucas pessoas conhecem é que quando uma mulher engravida de gêmeos univitelinos (idênticos), não se trata de genética e sim de uma particularidade dela. Nesse caso, as chances de 1 para 80 gestações.

gravidez de gêmeos univitelinos

Entretanto, quando se trata de fator genético, estamos falando de gêmeos bivitelinos. Ou seja, quando a mulher tem gêmeos diferentes em sua família, as chances dela engravidar de gêmeos diferentes é de até 10x mais se comparado a uma mulher que não tem esse histórico familiar.

As mulheres que são gêmeas sempre se perguntam ou perguntam ao seu médico:

Sou gêmea, posso engravidar de gêmeos também?

E como dito anteriormente, a resposta é simples: 

As chances dessa mulher engravidar de gêmeos, serão altíssimas se ela tiver uma irmã gêmea diferente. Pois neste caso, entra sim o fator genético. Quando a mulher tem irmã gêmea idêntica, não há garantias que ela terá gêmeos, uma vez que, a chance de filhos gêmeos univitelinos é igual para todas as mulheres. (1 em cada 80 gestações).

como ter filhos gêmeos bivitelinos

2) Sou negra, tenho chances de ter filhos gêmeos?

De acordo com o livro O estudo dos Gêmeos (2008) de Bernardo Beiguelman, foi feito estudo por Franchi-Pinto (1996 ), com mães de gêmeos bivitelinos nascidos entre 1984 e 1993, e constatou-se que o maior nº de gêmeos vinha de mães negras. E outro fato interessante nessa pesquisa, é que quanto mais “velha” era a mulher maior era o número de gêmeos nascidos.

3) Como engravidar de gêmeos com clomid?

Remédios como o Clomid são receitados para a mulher que possui algum problema de infertilidade. Se o uso dele for feito corretamente, é bem provável que ela consiga engravidar.

Porém, existem casos que a mulher fica mais fértil do que o normal. Sendo assim, ela consegue liberar 2 óvulos ou mais por ciclo. Em outras palavras, ela poderá engravidar de gêmeos e em casos raros até de trigêmeos. Por esse motivo, mulheres mesmo sendo férteis, mas com o sonho da gravidez gemelar recorrem a esse tratamento.

Se acaso você desejar fazer uso do Clomid (seja qual for o motivo), é de suma importância que você consulte seu médico para maiores informações.

4) Mulheres mais velhas tem mais chances de ter filhos gêmeos?

Por volta dos 35 anos, uma mulher já apresenta grande “risco” de ter filhos gêmeos, se for a segunda gestação, as chances aumentam. Certamente, isso ocorre porque com o passar dos anos a mulher vai perdendo função em seus ovários. Eventualmente, seu organismo entende que precisa produzir mais hormônios, no caso o FSH (Hormônio Folículo Estimulante). E isso acaba contribuindo para que ela tenha dupla ovulação. 

Algumas mulheres sabendo dessa informação, preferem uma gravidez tardia para elevar suas chances de ter gêmeos. Da mesma forma as chances aumentam, uma vez que no mundo moderno, as mulheres têm dado foco em sua carreira primeiro, e deixam pra pensar em filhos depois dos 30 anos. 

Mas, vale lembrar que a idade avançada aumenta também os riscos de complicações em qualquer tipo de gestação.

5) Como ter filhos gêmeos com a Fertilização In Vitro (FIV)?

A FIV (antigo bebê de proveta), têm ajudado milhares de mulheres a realizarem o sonho maternidade. E alguns motivos para a procura desse tratamento são:

  • Casais com problemas de infertilidade;
  • Homens que fizeram vasectomia e por várias razões não compensa fazer uma reversão;
  • Mulheres que optaram pela maternidade independente.

Na maioria dos casos, a intenção é engravidar apenas de 1 bebê apenas. No entanto, o custo desse tratamento é um pouco alto e a ideia da gravidez não ir adiante é muito frustante.

Por esse motivo, existe a opção de transferir mais de 1 embrião (por tentativa). Com  a finalidade de aumentar as chances de gravidez.

Consequentemente, a probabilidade de engravidar de gêmeos existe. Mas, por outro lado, mesmo que seja transferido apenas 1 embrião, existe também a possibilidade dele se dividir e resultar numa gravidez gemelar.

Hoje o Conselho Federal de Medicina (CFM), recomenda que o número de embriões a serem transferidos sejam de acordo com a idade da mulher. Tal medida foi tomada, pois, no início da FIV ocorria uma super produção de gêmeos e múltiplos no mundo. E isso não é nada bom, considerando os riscos que a gravidez de gêmeos oferece para a mulher e também para os bebês.

Número de embriões a serem transferidos de acordo com a idade da mulher

Idade EmbriõesChances
Qualquer idade12 a 5% (univitelinos)
Até 35 anos220 a 30%
De 36 a 39 anos321 a 33%
Acima de 40 anos421 a 39%

Para mulheres que desejam saber como engravidar rápido de gêmeos, a FIV pode ser uma solução. Lembrando, que mesmo implantando mais de 1 embrião, não há garantias de acontecer uma gravidez gemelar.

Muitas vezes, ocorre de “vingar” apenas 1 ou nenhum embrião. Certamente, tudo dependerá de vários fatores. 

Confira no vídeo abaixo mais detalhes de como ter filhos gêmeos com a FIV

Conclusão

A maternidade gemelar é sem dúvida alguma, maravilhosa e muito gratificante. Porém, é necessário se atentar aos cuidados e os riscos em volta dessa gestação. 

Você conheceu as probabilidades de como ter filhos gêmeos, e espero realmente que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas.

Gostou? Compartilhe.

Deixe seu comentário

Tags: | | | |

2 Comentários