Como deve ser a amamentação de gêmeos prematuros?

Como deve ser a amamentação de gêmeos prematuros?

Aprender como amamentar gêmeos prematuros, é um dos muitos desafios que a mãe gemelar acaba tendo que enfrentar.

Confesso que isso não é uma tarefa tão fácil. No entanto, o aleitamento materno em gêmeos prematuros, é tão possível quanto em bebês que nasceram a termo (entre 37 e 40 semanas).

Esse artigo abordará como os bebês prematuros são alimentados na UTI, e como proceder com amamentação deles em casa.

Leia também:

Como saber se meus gêmeos são realmente prematuros

Bebês nascidos antes das 37 semanas, são considerados prematuros. 

E quando nascem antes das 34 semanas, dificilmente a mãe conseguirá amamentá-los no início. Pois, bebês que nascem nesse tempo não possuem coordenação para fazer o processo de sucção – deglutição – respiração.

Ou seja, eles ainda não estão prontos para mamar.

No entanto, é preciso ter em mente que só o leite materno, tem tudo que um bebê precisa para se desenvolver bem. Ele protege contra alergias e é de fácil digestão (fundamental para os prematuros que ainda não tem o sistema digestivo totalmente formado).

Além disso, o leite materno possui os anticorpos necessários para o combate de infecções por vírus e bactérias.

Também é rico em probióticos e prebióticos. Que por sua vez, ajudam na formação da flora intestinal tão imatura dos pequenininhos. 

É preciso lembrar que todo e qualquer bebê precisa do leite materno, no caso dos prematuros essa necessidade é ainda maior.

Como amamentar gêmeos prematuros que estão na Neonatal

Dependendo do grau de prematuridade, alguns bebês recebem soro vitaminado pela veia. E somente quando se recuperam bem, é que passam a ser alimentandos pela sonda. Quando estão na sonda, recebem leite materno de banco de leite ou fórmula infantil especial para prematuros.

Se os seus bebês forem para neonatal assim que nascerem, deixe bem claro para a equipe que você deseja amamentar.

Se certifique se na maternidade tem um lactário. Providencie um extrator de leite (bombinha) e comece o quanto antes a ordenha. No início sairá o colostro, esse leite desce nos primeiros 10 dias, depois do parto (Colostro é Vida!).

O ideal é começar a ordenha logo depois do parto, ela deverá ser feita a cada 2 ou 3 horas. Sei que essa fase é muito cansativa. Afinal, eu também passei por isso. Mas ela é necessária.

Esse leite ordenhado será dado aos seus gêmeos pela sonda. Depois de um tempo, a equipe começará oferecer em copinhos e aos poucos será incentivado a amamentação.

Bebê prematuros não podem sugar muito tempo. Pois, se cansam rápido e ainda há o risco de perderem peso. Tire todas as suas dúvidas no hospital, especialmente em relação a pega correta. O bebê nunca pode sugar apenas o mamilo, é necessário abocanhar toda auréola, e é preciso ajudar o bebê, porque a boca dele é muito pequenininha ainda.

No hospital, é feito também um trabalho com a fonoaudióloga para que eles aprendam a sugar melhor. Elas usam técnicas, e também os seios da mãe nesse treinamento, até que os bebês consigam finalmente mamar sozinhos.

gêmeos prematuros
 Alimento foto criado por bearfotos – br.freepik.com

Amamentação dos gêmeos prematuros em casa

Sem uma equipe disponível como você tinha no hospital, as coisas em casa não serão tão fáceis. Por isso, é muito importante uma rede de apoio familiar.

A “tentação” para dar a fórmula infantil na mamadeira será grande. Mas, para que uma mãe tenha sucesso na amamentação, é preciso fugir de todo e qualquer bico artificial. Seja desses que são colocados nos seios, ou os que são ofertados aos bebês. Pois, todos eles podem causar confusão de bicos e levar ao desmame precoce.

Mesmo amamentando, é fundamental que você continue extraindo o leite, e dando no copinho ou colher dosadora. Quando aumentar seu leite, você poderá também congelar para dar para os bebês depois.

Um dos grandes desafios que você poderá enfrentar, é que prematuros dormem bastante no início. Portanto, é fundamental que eles sejam estimulados para mamar, e nunca fiquem mais de 3 hs sem se alimentar. 

Você precisará de muita ajuda!

É muito comum, que os bebês prematuros fiquem bem cansados. Então é preciso calma, para que eles não corram o risco de engasgar. Utilize as posições recomendadas, aqui no blog temos um artigo que fala mais sobre a amamentação gemelar e sobre as posições mais usadas.

Sugiro que você adquira uma almofada de amamentação (caso ainda não tenha). A almofada proporciona uma amamentação muito mais segura e confortável. Procure amamentar os gêmeos ao mesmo tempo, pelo menos no início, para não ficar muito cansativo para você.

Bicos artificiais prejudicam o aleitamento materno 

Dar leite no copo ou na colher não é nada fácil, por isso muitas mães optam em dar na mamadeira. Entretanto, é preciso ter consciência que os bebês podem largar o peito. Pois, mamar nesses bicos, exige menos esforço da parte deles.

Se eles preferem a mamadeira, a tendência é que fiquem menos tempo no peito. Tão breve o seu leite diminuirá ou quem sabe até secar, e você terá que partir para fórmulas caras, que acabam em menos de 5 dias.

Como saber se os gêmeos estão pegando peso

Nas consultas o pediatra irá avaliar o desenvolvimento dos bebês. Peso, altura, perímetro cefálico etc. Prematuros tem tendência a pegar peso muito rápido.

Você também pode observar as fraldas na hora das trocas. Se estiverem pesadas, tudo bem, se estiverem secas demais, o bebê não está mamando o suficiente.

Outra dica, é ouvir se o leite está caindo em seu estômago na hora da amamentação. Por serem magrinhos, dá pra ouvir esse som.

Nos primeiros dias ou até mesmo meses, é preciso dedicar-se ao máximo, fazer intensivão da amamentação mesmo. A amamentação deve ser em livre demanda, e mesmo que seus gêmeos prematuros não chorem por fome, ofereça o peito.

Pois hoje, uma grande parte dos pediatras quando vê que o bebê não está pegando peso, partem logo para receitas de fórmulas caras.

E se você quer amamentar seus gêmeos prematuros, tem que ser muito determinada.

A amamentação é uma missão exclusivamente de nós mamães! E o leite materno é o melhor alimento do mundo para os seus gêmeos!

Em muitos casos, pode ser que realmente seja necessário fazer uso de fórmula infantil. Se isso acontecer deve ser por ordem médica e com uma boa justificativa. Ainda sim, em algum momento pode se retomar a amamentação exclusiva. Para isso é necessário, vontade e muita informação.

Dica Extra

Se você tiver muitas dificuldades na amamentação de seus gêmeos prematuros, recomendo um excelente grupo no facebook chamado Falando de Amamentação Gemelar. Esse grupo é uma verdadeira rede de apoio e tem ajudado milhares de mulheres com dificuldades na amamentação de gêmeos. Vale muito a pena!

Compartilhe esse texto.

Créditos da Imagem em Destaque: César Rincón 

Deixe Seu Comentário

Tags: | |